Início Serviços

Divulgada relação dos 5 mil classificados no Programa Habilitação Social na Paraíba

PHS tem o objetivo de atender à população de baixa renda, incluindo motoboys que trabalham com delivery
Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e a Secretaria de Desenvolvimento Humano (Sedh) divulgaram, nessa quarta-feira (19), a lista dos 5 mil candidatos classificados no Programa Habilitação Social (PHS). A relação está disponível no site www.habilitacaosocial.pb.gov.br. Um total de 32.685 paraibanos se inscreveu no programa, lançado pelo Governo do Estado em abril deste ano.

O PHS tem o objetivo de atender à população de baixa renda, incluindo motoboys que trabalham com delivery. O programa vai possibilitar, de forma gratuita, a obtenção da Autorização para Condução de Ciclomotores (ACC) e da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nas categorias A ou B, contemplando hipóteses de adição e mudanças de categorias, bem como para renovação do documento de habilitação.

Nova etapa

A partir de agora, até o próximo dia 30, os candidatos classificados nesta primeira etapa devem voltar ao site do PHS a fim de anexar os documentos comprobatórios exigidos para cada segmento (relação no edital e no site). Os arquivos devem ser salvos no formato PDF, com no máximo 1 megabyte. Segundo o Edital 001/2021, a não juntada dessa documentação resultará na desclassificação do candidato.

As vagas foram distribuídas com base nas 14 Regiões Geoadministrativas do Estado, ficando o maior número para a 1ª Região, com sede em João Pessoa (1.639 selecionados), seguida pela 3ª Região, sediada por Campina Grande (1.105 selecionados). Já entre os inscritos, o número de mulheres foi superior ao dos homens: 18.264 contra 14.421.

De acordo com as categorias, 50% (2.500 vagas) foram destinados para candidatos à primeira CNH, sendo 70% para a categoria A (motos), 10% ACC (ciclomotores) e 20% para a B (carros); 40% (2.000 vagas) para as hipóteses de adição e de mudança de categoria, e 10% (500 vagas) para renovação da CNH.

O candidato beneficiado é dispensado das taxas relativas aos exames de aptidão física e mental; adição de categoria; mudança de categoria; licença para aprendizado de direção veicular (LADV); permissão para dirigir A ou B; curso teórico-técnico e de prática de direção veicular; e da renovação de CNH. Todos os Centros de Formação de Condutores (autoescolas) credenciados ao Detran-PB estão aptos a receber os candidatos classificados no PHS.  

As vagas disponibilizadas pelo programa foram distribuídas entre candidatos com baixo poder aquisitivo e alguns grupos tiveram prioridade nesse processo: beneficiários do Programa Bolsa Família; desempregados; alunos cursando o último ano do ensino médio na rede pública ou que tenham concluído o ensino médio na rede pública há no máximo dois anos; alunos concluintes ou que tenham concluído o Programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

E ainda: egressos do Sistema Penitenciário, inclusive os que se encontram no regime semiaberto; adolescentes que tenham cumprido medida socioeducativa nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente e que tenham completado 18 anos de idade; pessoas com deficiência; produtores selecionados no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), com prioridade para os agricultores de comunidades tradicionais (quilombolas, indígenas, ciganos, assentados); mulheres vítimas de violência doméstica, e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cad-Único).

Cronograma da seleção dos candidatos do Programa Habilitação Social

Palavras Chave

ServiçosTrânsito

Comentários

  • Jacksiel Sousa disse:

    Fui classificado mas não fui selecionado pra vaga disponibilizar o que que eu faço

  • Denise Paula disse:

    Gostaria de saber com vai se as pessoas de está na 3 etapa de saber ler como faz tem ir pessoalmente ou vans marcar uma data

  • Vanderli da silva disse:

    Nao fui chamado ainda

  • Elizabete Maria da Silva disse:

    Recebi e-mail que fui classificada para a primeira Habilitação Social, mais não fui chamada para apresentar a documentação.O site do programa não abria, mostrando inconsistência e tela travada, fui na lanhouse, aconteceu do mesmo jeito. Nesse caso , por várias tentativas, acabei perdendo o prazo para o envio dos documentos . Verifiquei no Edital que o não envio dos documentos, o candidato será desclassificado automaticamente. Porém, no Edital não consta o não envio dos documentos por falha do sistema.
    PERGUNTO : O Edital fala de pedido de RECURSO DO CANDIDATO, sem dizer qual o motiva, até julho, nesse caso posso apresentar o RECURSO?
    Se o DETRAN com o sistema de falha de inconsistência do sistema, irá abrir nova oportunidade para que o candidato selecionado possa enviar os ducumentos ?
    Aguardo resposta.

  • Jaqueline Souza disse:

    Gente prorroga o prazo do pessoal da primeira lista de candidatos muita gente não conseguiu enviar os documentos,tava com problema.

  • Luciene santos costa disse:

    Olá boa noite eu não estou conseguindo anexar os meus documentos em pdf o sistema informa que o tamanho não está compatível é o prazo é até hoje.

  • Mayara disse:

    Me inscrevi mas na hora de tentar enviar os documentos mostra que não há inscrição para este CPF, quando vou consultar minha situação cadastral mostra o seguinte: Candidato classificado, mas não foi selecionado nas vagas disponibilizadas.
    Então só queria saber se ainda vou ser chamada, porque viu, ô dificuldade =(

  • Dayane disse:

    gostaria de saber como fica a situação das pessoas que foram classificados mais nao foram chamas para apresentar a documentação. vao ser chamadas?

  • Jose Duarte da silva disse:

    Eu mim escrevir e agora toda vez que eu vou olha diz que nao ha inscrição para esse cpf um que eu faço

  • José Airton Moreno Da Silva disse:

    eu preciso muito da minha carteira de habitação

  • IVANILSON DE CASTRO SANTOS disse:

    Eu pensei que não iria concluí o cadastro mais no final deu certo quero vê daqui pra frente se vou mesmo te essa carteira CNH categoria AD

  • Fabio tomaz disse:

    Nomes dos clacificados para tira a habilitação social em campina

  • Marli disse:

    Isso tudo foi uma.
    Farsa porque tentei desde o primeiro dia e o cadastro nao concluia nunca .

  • Cleonice cleodon Pereira da Silva disse:

    Queria tirar minha carteira não tenho condições de pagar

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.