Início Notícias

Dom Aldo morre em Fortaleza com suspeita de coronavírus

O Arcebispo Emérito da Paraíba, Dom Aldo di Cillo Pagotto, morreu na tarde desta terça-feira (14), em Fortaleza (CE), com sintomas suspeitos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. A informação foi confirmada pelas Arquidioceses da Paraíba e de Fortaleza (CE).

O religioso tinha 70 anos e exercia o ministério no Santuário São Benedito, no Centro de Fortaleza. Ele enfrentava um tratamento contra um câncer e na noite dessa segunda (13) apresentou dificuldade respiratória. Dom Aldo chegou a ser entubado e transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular da capital cearense, apresentando sintomas suspeitos da Covid-19, onde não resistiu e acabou falecendo.

Segundo a assessoria de imprensa da Arquidiocese de Fortaleza, o corpo do Arcebispo Emérito ficará guardado, refrigerado no hospital, até que saia o resultado do exame que ateste se ele estava ou não com Covid-19. A previsão é que o resultado saia nesta quarta (15). Caso seja confirmado, o corpo deve seguir direto para o sepultamento, conforme as normas das autoridades sanitárias e de saúde do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza.

“Manifestamos a nossa solidariedade a sua família e à congregação do Santíssimo Sacramento a qual fazia parte. Descanse em paz”, disse a Arquidiocese de Fortaleza. “Lamentamos profundamente o falecimento de seu Arcebispo Emérito, Dom Aldo di Cillo Pagotto, SSS. Aos 70 anos, Dom Aldo descansa e volta aos braços do Pai. Neste momento de luto, nos solidarizamos com os familiares e irmãos da congregação do Santíssimo Sacramento, da qual ele fazia parte”, divulgou a Arquidiocese da Paraíba.

O Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, divulgou um vídeo; assista abaixo.

Perfil

Dom Aldo nasceu no dia 16 de setembro de 1949 na cidade Santa Bárbara D’Oeste (SP). Cursou filosofia e teologia no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga (MG) e no Seminário São Pio X, com Padres Sacramentinos. Foi ordenado Presbítero em 7 de dezembro de 1977 e sagrado Bispo no dia 31 de outubro de 1997, por Dom Cláudio Hummes, então Arcebispo de Fortaleza. Pastoreou a Diocese Sobral como coadjutor entre 1997 e 1998, depois assumindo como Bispo titular, onde ficou até o ano de 2004. Foi Arcebispo da Paraíba de 2004 a 2016.

Polêmicas

Enquanto Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo foi acusado de praticar exploração sexual de menores na Arquidiocese. A investigação acabou sendo arquivada em 2017. Em julho de 2016, ele deixou a Paraíba e se mudou para Fortaleza alegando motivos de ordem pessoal.

Comentários

  • JAQUELINE TEOLOGA disse:

    DOM ALDO PAGOTTO, OU PADRE ALDO DO SANTUÁRIO DE SÃO BENEDITO AGRADEÇO AOS CONSELHOS E CONVERSAS NO ANBITO RELIGIOSO E PESSOAL NAS MINHAS DÚVIDAS E AQUI PRESTO A MINHA ESTIMA E QUE DEUS JA O TENHA RECEBIDO DESDE O INSTANTE DERRADEIRO NA TERRA NA TRANSIÇÃO PRA IMORTALIDADE EM ESPÍRITO. VA EM PAZ, LIVRE DAS PERSEGUIÇÕES E CALÚNIAS POR ALGUNS DESTE MUNDO.

  • JAQUELINE TEOLOGA disse:

    QUE DOM ALDO PAGOTTO, O PADRE ALDO AO QUAL TENHO ESTIMA E AGRADEÇO POR SEUS CONSELHOS SÁBIOS E OPORTUNOS EM VÁRIOS MOMENTOS DA MINHA MOCIDADE NA DÉCADA DE NOVENTA NOS MEUS VINTE E POUCOS ANOS DESCANSE EM PAZ AMPARADO PELAS MÃOS DE SEUS E LIVRE DE QUALQUER CALÚNIA E PERSEGUIÇÃO POR ENCARNADOS E DESENCARNADOS. VA EM PAZ DOM ALDO.

  • DR.Almir disse:

    descanse em paz a minha crisma foi com ele

  • Fabiol.neto disse:

    Deus tenha seu nome no livro da vida…

  • Djaxkson disse:

    A Bispa Alda Pagotto já estava fazendo hora aqui na terra. Morreu e com certeza está com o satanás! Pedofilo, aliciador, estuprador , merecem esse fim que ele teve, morreu tentando respirar , aos poucos , pagando por cada mal que fez ! Enfim, o diabo o levou e que ele o tenha por toda a eternidade. Já foi Tarde Aldinha !

  • oteb77 disse:

    é com muita consternação que recebo essa noticia. Dom Aldo na paz celestial.Amem

  • Valdenira disse:

    Descanses em paz que o senho recolha junto do seu rebanho pos Ágora estas juto do criado

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.