Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Dom Delson fala em justiça na abertura da Campanha da Fraternidade

Superar a violência e buscar justiça. Com esses dois sentimentos a Igreja Católica da Paraíba lançou, nesta quarta-feira (13), a Campanha da Fraternidade que tem como tema ‘Fraternidade e Superação da Violência’. O tema também aborda a fraternidade em torno das políticas públicas.

O arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson ressaltou que a Igreja Católica tem um papel de grande importância na vida das pessoas e que precisa orientá-las na busca pelos seus direitos.

“A igreja tem um grande papel religioso, mas também de animar, motivar o povo de Deus na busca daqueles ideais de vida, mais justiça, mais atendimento nas necessidades da população”, declarou Dom Delson.

O coordenador regional da campanha, Padre Egídio de Carvalho, afirmou que a igreja é uma ponte entre a população e as autoridades. “A igreja se torna a ponte e uma porta-voz e aí entra o papel dos bispos, arcebispos, padres e das lideranças pastorais, nós vamos levar para as autoridades aquilo que é a demanda de políticas públicas”, enfatizou.

Em Campina Grande

A campanha da fraternidade deste ano será lançada em Campina Grande nesta quinta-feira (14). O evento será na Fazenda do Sol, na BR-230. Além dos padres, diáconos, seminaristas, representantes de comunidades, membros de pastorais, movimentos e serviços paroquiais, foram convocados os prefeitos e vereadores dos 61 municípios que compõem a Diocese de Campina Grande, bem como desembargadores, juízes e promotores.

Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade 2019, que traz o tema “Fraternidade e Políticas Públicas e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27), tem como objetivo geral estimular a participação em Políticas Públicas, à luz da Palavra de Deus e da Doutrina Social da Igreja para fortalecer a cidadania e o bem comum, sinais de fraternidade. E como objetivos específicos:

  • Conhecer como são formuladas e aplicadas as políticas públicas estabelecidas pelo Estado brasileiro;
  • Exigir a ética na formulação e concretização das políticas públicas;
  • Despertar a consciência e incentivar a participação de todo cidadão na construção de políticas públicas em âmbito Nacional, Estadual e Municipal;
  • Propor políticas públicas que assegurem os direitos sociais aos mais frágeis e vulneráveis;
  • Trabalhar para que as políticas públicas eficazes de governo se consolidem como políticas de Estado;
  • Promover a formação política dos membros de nossa Igreja, especialmente dos jovens, em vista do exercício da cidadania;
  • Suscitar cristãos católicos comprometidos na política como testemunho concreto da fé.
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.