Moeda: Clima: Marés:
Início Educação

E-book relata transformação arquitetônica de Campina Grande entre 1930 e 1950

“Quem te vê não te conhece mais - Arquitetura e cidade de Campina Grande em transformação 1930 - 1950” é de autoria do professor Marcus Vinícius Queiroz
E-book
(Foto: Divulgação/UFCG)

O e-book “Quem te vê não te conhece mais – Arquitetura e cidade de Campina Grande em transformação 1930 – 1950”, de autoria do professor Marcus Vinícius Dantas de Queiroz, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), está disponível para download no site da Editora da instituição.

A publicação é destinada a arquitetos, urbanistas, engenheiros e demais profissionais que lidam com a complexidade das relações urbanas das cidades brasileiras, bem como campinenses interessados na temática.

A obra foi publicada em 2016 pela EDUFCG e agora, em 2022, está sendo disponibilizada em formato digital para download. O livro é fruto da dissertação de mestrado do professor defendida em 2008 no Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, campus de São Carlos. Textos, imagens e mapas ajudam a incluir o leitor na dinâmica das distintas temporalidades propostas pelo autor no estudo.

“O objetivo desse trabalho é acompanhar as transformações no urbano e na arquitetura da cidade de Campina Grande entre os anos de 1930 e 1950, procurando investigar como discursos e práticas de circulação nacional e internacional aportaram, repercutiram e foram apropriados em um município do interior brasileiro, dentro de contextos econômicos, políticos e culturais diversos dos vividos pelos grandes centros e pelas demais capitais do país. O intuito é compreender como as investidas alicerçadas nos discursos médicos e técnicos da época romperam com as formas anteriores de produção e uso da cidade e do edifício, instaurando novas estéticas, sensibilidades e rotinas para circular, habitar e gerenciar as necessidades do corpo”, destaca.

Palavras Chave

Campina Grande

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.