O Ministério do Desenvolvimento Regional classifica como “comum” o fato de o açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, não estar recebendo água do eixo leste da Transposição do São Francisco.
“O Ministério do Desenvolvimento Regional informa que o eixo leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco está em fase de pré-operação, etapa em que é comum ocorrerem ajustes e verificações do funcionamento dos equipamentos hidromecânicos”.
Conforme o Ministério, os testes de bombeamento de água no eixo leste estão interrompidos para a realização de serviços de manutenção na barragem de Cacimba Nova, em Sertânia-PE.
Apesar de ser questionado sobre o prazo para que essa situação seja resolvida de forma definitiva, já que interrupções no fornecimento de água para Boqueirão têm ocorrido com frequência, o Ministério não responde.
“Vale ressaltar que o segundo maior reservatório do estado da Paraíba, o Boqueirão, já possui tranquilidade hídrica para assegurar o atendimento das cidades abastecidas pelo Projeto São Francisco. Portanto, essa interrupção temporária no bombeamento em nada afeta a chegada da água à população da região de Campina Grande”, finalizou.