Moeda: Clima: Marés:
Início Astronomia

Eclipse solar anular: evento astronômico esperado acontece neste sábado; veja onde assistir

Segundo informações do Observatório Nacional, o eclipse solar anular de 2023 chegará ao fim na costa leste do Brasil às 17h30
Eclipse solar anular
Eclipse anular só deve se repetir em 2045 (Foto: Divulgação/NASA)

Neste sábado (14), os olhos do mundo se voltarão para o céu, pois o evento astronômico mais aguardado do ano finalmente ocorrerá. A Paraíba, conhecida por sua beleza natural, é um dos lugares privilegiados para observar o eclipse solar anular, que está marcado para iniciar às 15h (horário de Brasília).

Em João Pessoa, a capital paraibana, o ápice do eclipse está previsto para cerca de 16h40, quando a Lua se posicionará completamente entre o Sol e a Terra, proporcionando um espetáculo celestial único. Um local imperdível para presenciar esse fenômeno é o Hotel Globo, situado no Varadouro, que contará com a presença do Clube de Astronomia da Paraíba. O clube disponibilizará dois telescópios para a observação do eclipse e receberá os entusiastas a partir das 14h30.

Segundo informações do Observatório Nacional, o eclipse solar anular de 2023 chegará ao fim na costa leste do Brasil às 17h30, encerrando um espetáculo de rara beleza que marcará o ano.

Entretanto, é importante que aqueles que planejam assistir ao eclipse tomem precauções para proteger sua saúde ocular.

O fenômeno emite raios que podem ser prejudiciais aos olhos, portanto, é aconselhável utilizar equipamentos de segurança adequados, como o filtro para soldador tonalidade 14, para evitar quaisquer problemas de visão. Esteja preparado para desfrutar desse evento astronômico memorável com segurança.

Locais na Grande João Pessoa para observar o fenômeno:

  • Hotel Globo, Varadouro – o Clube de Astronomia da Paraíba irá disponibilizar dois telescópios;
  • Casa da Pólvora, Centro João pessoa;
  • Cabedelo – Praia do Jacaré.

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.