Moeda: Clima: Marés:
Início Economia

Economia brasileira deve crescer 1,7% em 2024, afirma CNI

Expectativa da Confederação Nacional da Industria (CNI) para 2024 é menor em relação à expectativa para a economia brasileira em 2023, que deve fechar em 3%
IBGE
Alta foi constatada pela Confederação Nacional da Industria (Foto: Imagem ilustrativa/Valter Campanato/Agência Brasil)

Dados da Confederação Nacional da Industria (CNI) apontam que a economia do Brasil deve crescer 1,7% em 2024. Apesar de ser um número positivo, permanece abaixo da expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, que deve fechar o ano em 3%.

De acordo com o economista Victor Nayron, apesar da expectativa do crescimento do PIB em 2024 ser menor que o de 2023, os números podem mudar com a influência de diversos fatores que possam surgir ao longo do ano.

“A expectativa do CNI para o próximo ano pode se concretizar ou ser um pouco diferente como foi este ano”, afirmou o economista ao citar o ano de 2023, onde as expectações do mercado eram um crescimento de 0,7%, mas devem fechar em 3%. Segundo Victor Nayron, o crescimento da agricultura, a redução do desemprego e o consumo das famílias brasileiras em 2023, foram fatores que alavancaram o PIB.

Já para o próximo ano, a expectativa sobre o mercado de trabalho é de alta de 2,9%, diferente da alta de 6,4%, neste ano. Em relação ao consumo das famílias, a previsão do CNI é um crescimento de 2,6%.

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.