Moeda: Clima: Marés:

Economia Circular: importância para os dias atuais

Estratégia contribui para eliminar desperdícios, reduzir a geração de resíduos e reaproveitá-los no processo produtivo

Impactos ambientais vêm sendo cada vez mais evidentes no planeta, e um fator determinante para esse cenário são os reflexos da poluição exacerbada por meio de embalagens, produtos e resíduos. Mas o que muitos não imaginam é que já existe um conceito que está contribuindo com a sociedade com benefícios sociais e ambientais, a Economia Circular. 

Segundo a engenheira civil e Profa. Ma. Leandra Antunes, coordenadora do curso tecnológico em Segurança no Trabalho do EAD Unipê Campina Grande, a Economia Circular associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, sendo de extrema importância para o cenário atual.

“O processo de economia linear considera a produção de produtos por meio do uso de recursos naturais. Nesse modelo, ao final da vida útil, os produtos viram lixo. Agravado pelo fato do consumo desenfreado, esse modelo não é sustentável. De um lado, a geração de recursos naturais não acompanha o ritmo de produção. Por outro lado, os aterros sanitários possuem limitação no recebimento de resíduos sólidos”, contrapõe.

Este tipo de sistema surge como uma importante estratégia para eliminar desperdícios, reduzir a geração de resíduos e reaproveitá-los dentro do processo produtivo. É o chamado “Cradle to Cradle” – do berço ao berço, onde tudo volta para o processo de produção.

Em relação as consequências, aos benefícios e potenciais impactos ao implementar esse tipo de economia estão o fato de que, à medida que reduzimos a retirada de recursos naturais para produzir novos produtos, permitimos a regeneração da natureza e, assim, reduzimos a emissão de gases de efeito estufa (GEE).

A professora Leandra ainda destaca os principais desafios da Economia Circular:

– Eliminação do desperdício e a poluição. As etapas de desenvolvimento do projeto do produto e das embalagens podem apresentar oportunidades de inovação;

– Projetar produtos que facilitem o processo de transformação em matérias-primas que possam ser utilizadas em um ciclo contínuo (retorno para o processo de produção);

– Circular produtos e materiais estimulando os ciclos de manutenção, reparo e reforma, aumentando a vida útil dos produtos. Outra oportunidade a ser explorada é o mercado de produtos compartilhados.

A docente finaliza exemplificando que recentemente empresas internacionais conseguiram implantar o sistema da economia circular em suas produções, sendo pioneiras na garantia de que 100% de suas embalagens plásticas serão reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis nos próximos 3 anos.

Faça Segurança no Trabalho!

O curso do EAD Unipê Campina Grande prepara profissionais, favorecendo a prevenção de acidentes, para atuar em equipes multidisciplinares de forma ética e voltada aos interesses sociais e ambientais, bem como a melhoria das condições de trabalho, preservação da saúde, segurança e qualidade de vida do trabalhador. Saiba mais!

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.