Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Ecossistema do estado é tema na série ‘Paraíba, o rio’

A segunda matéria da série ‘Paraíba, o rio’ será exibida nesta sexta-feira (29), no Jornal da Correio da TV Correio/Record TV, às 19h. As reportagens têm o objetivo de envolver a população na defesa do maior rio que nasce e deságua no estado, apresentando riquezas e também a luta para preservação. Na matéria desta semana, o destaque será o ecossistema, mostrando a beleza e a diversidade da natureza ameaçada pela ação humana.

Leia também:

Clara Torres, repórter da série, falou da importância deste trabalho. “O que nos surpreendeu foi o dado de que o ecossistema é considerado um dos mais produtivos do planeta. Temos aqui um ecossistema que tem a capacidade de oferecer uma rica diversidade para as pessoas. Ele tanto traz equilíbrio ambiental como oferta de alimento. Poucos ecossistemas têm esse poder”, disse.

A reportagem também será apresentada no Correio Verdade aos sábados e no Correio Cidades aos domingos. Na edição do próximo domingo (31), o Jornal CORREIO traz uma matéria especial sobre o assunto.

O projeto

A série faz parte do novo projeto do Sistema Correio e da Fundação Solidariedade, em busca do desenvolvimento sustentável das comunidades instaladas às margens do estuário do Rio Paraíba.

O projeto transmídia, envolvendo as emissoras de TV, de rádio, o jornal, o portal do Sistema Correio e as mídias digitais propõe acompanhar até o ano de 2030 os resultados, os avanços e as conquistas para o meio ambiente, as populações ribeirinhas e todo o ecossistema no entorno do estuário.

A série conta com cinco matérias que retratam aspectos da região costeira que tem um dos ecossistemas mais produtivos do planeta: a história, a fauna e a flora do berçário de espécies aquáticas, como vivem as comunidades que moram às margens do rio, a pesca artesanal que sustenta centenas de famílias, a gastronomia típica, pontos turísticos e negócios que impulsionam a economia das cidades por onde o Rio Paraíba passa.

Para Clara Torres, a reportagem é uma forma de conhecer as riquezas de João Pessoa, mas também uma excelente oportunidade para se informar e conscientizar.

“Temos lá uma vegetação de mangue capaz de conter grandes erosões no solo. É uma barreira de proteção natural importantíssima, por isso não temos alagamentos, porque o mangue retém, funciona como barreira de proteção. Estes e tantos outros são aspectos que vamos aprendendo durante a reportagem, mostrando essas realidades e ouvindo especialistas”, disse.

*Texto de Beto Pessoa, do Jornal CORREIO.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.