Os eleitores e eleitoras que não compareceram às urnas no primeiro turno das eleições municipais de 2024 têm até esta quinta-feira (5) para justificar a ausência. A justificativa é direcionada para os eleitores cujo voto é obrigatório, ou seja, pessoas entre 18 e 69 anos.
O procedimento é necessário para evitar pendências e multas, que podem levar ao cancelamento do título eleitoral. Caso o eleitor não justifique, não poderá, por exemplo, emitir documentos como RG ou passaporte.
Para justificar o voto, o eleitor pode fazer por meio dos seguintes meios:
No app, a eleitora ou o eleitor deve fazer o login, clicar em “Mais Opções” e selecionar “Justificativa de Ausência”. Após o carregamento da página, deve-se preencher o turno da eleição cuja ausência se deseja justificar, a justificativa e o e-mail e anexar um documento comprobatório.
Por meio do site do Tribunal Superior Eleitoral, o usuário deve selecionat a opção “Serviços eleitorais” e depois “Autoatendimento eleitoral”, em seguida clicar em “Justificativa Eleitoral”. Basta preencher os dados solicitados, anexar os documentos necessários para justificar o voto.
Pelo sistema Justifica, o eleitor deve preencher os dados solicitados e enviar um documento comprobatório.
Presencialmente, a justificativa é feita pelo preenchimento do Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral e posterior entrega a um Cartório Eleitoral. Quem optar por essa forma de justificativa deve apresentar um documento oficial com foto para validação.
Receba todas as notícias do Portal Correio no grupo do WhatsApp ou Assine o Canal do Portal Correio no WhatsApp