Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Eleitores n?o comparecem para biometria e TRE alerta que o t?tulo poder? ser cancelado

Apenas metade dos eleitores esperados para essa segunda-feira (13) compareceu aos postos de biometria autorizados pelo Tribunal Regional Eleitoral. Para esta terça-feira (14), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba continua com uma verdadeira ‘força tarefa’ para conseguir recadastra o maior número de eleitores.

Segundo dados da Secretaria Tecnologia da Informação (STI) do TRE-PB, foram atendidos na segunda-feira 2.729 eleitores, enquanto que na sexta-feira (10) o total chegou a 3.817. Em postos de grande capacidade, a diferença foi ainda maior. No Núcleo de Apoio às Urnas (Natu), no bairro do José Américo, o total caiu de 653 para 324; na sede do TRE-PB, a queda de atendimento foi de 627 para 295 eleitores.

“Estamos com uma estrutura ampliada e atendendo de duas formas para os que preferem comparecer espontaneamente e os que querem a comodidade de agendar o horário, mas nessa segunda, ao contrário de filas, o movimento foi reduzido, deixando os atendentes ociosos”, relatou o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-PB, Leonardo Lívio.

Para fazer o recadastramento basta levar documento oficial com foto e um comprovante de residência atualizado. O atendimento espontâneo ocorre nos postos do NATU, na sede do TRE-PB (Av. Princesa Isabel esquina com a AV. Dom Pedro I), Fórum Eleitoral (Cenatel), Procon Estadual, Subprefeitura de Mangabeira e Casa da Cidadania no Manaíra Shopping. Apenas a Casa da Cidadania de Mangabeira atende exclusivamente por agendamento prévio.

Quem preferir pode garantir o atendimento através do agendamento pela internet, no Sistema de Agendamento da Biometria, no site do TRE-PB. “Até a noite de segunda tínhamos de 150 a 350 vagas em cada local de atendimento para o agendamento”, informou Lívio.

Para o secretário, é importante destacar que só enfrenta fila aquele eleitor que deixa para atender ao chamado da Justiça Eleitoral nos últimos dias de prazo. “Nossa capacidade de atendimento é limitada, por conta do reduzido número de servidores, por isso é importante o eleitor não deixar para a última hora”, disse.

A revisão biométrica é obrigatória para todos os eleitores de João Pessoa, inclusive para os que têm voto facultativo. Quem não participar, terá o título cancelado, não poderá votar nas eleições de 2014 e estará sujeito a uma série de restrições, como a impossibilidade de tirar passaporte ou tomar posse em cargo público, regularizar CPF, não poder se matricular em instituições públicas de ensino superior entre outras.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.