Em dois anos, PMJP entrega seis novas creches; este ano ser?o mais 10 unidades

26
COMPARTILHE

“Graças à entrega dessa creche eu pude voltar a trabalhar. Sem contar que deixo meu filho aqui e sei que ele será bem cuidado, bem alimentado e bem educado”, enfocou a vendedora Claudiana Felipe de Souza, mãe de Letícia Vitória Souza de Paula, de 1 ano e 6 meses, que está matriculada no Crei Suellen Oliveira da Silva, situado no bairro do Cuiá.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Como Claudiana, várias outras mães, durante os dois anos da atual gestão municipal, puderam voltar a trabalhar ou simplesmente ter a certeza de uma boa educação para os filhos, com os avanços nas escolas e Centros de Referência de Educação Infantil (Creis) da Rede Municipal, devido aos investimentos em reformas, ampliações, construções de novas unidades e formação continuada.

Em dois anos, a PMJP entregou seis novos Creis, beneficiando os bairros Colinas do Sul, Cuiá, Geisel, Mumbaba III, Mangabeira II e VII. Nesse período, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, a atual gestão também assumiu as 27 creches estaduais. Para este ano, o crescimento na Educação Infantil não para. A PMJP fará a entrega de 10 novos Creis nos bairros do Geisel, Vale das Palmeiras, Mumbaba I e II, Bancários, Colibris, Bairro das Indústrias, Mangabeira VIII, Planalto Boa Esperança I e Paratibe. Avanço também no Ensino Fundamental I e II. Serão construídas cinco escolas que vão funcionar em tempo integral.

Metodologia inovadora

Em alguns dos seis novos Creis, a exemplo do situado no Colinas do Sul, foi usada a técnica de PVC concretado, dentro de um sistema de Metodologias Inovadoras. A técnica evita desperdício de materiais e mantém o canteiro de obras mais limpo. Outro benefício é o tempo de construção, que passa a ser de seis meses. No modelo tradicional, de alvenaria, a entrega da obra duraria cerca de um ano e meio.

As creches contam em sua infraestrutura com playground, recepção, secretaria, diretoria, sala dos professores, almoxarifado, banheiros, salas de aula, sala de informática, pátio coberto, pátio descoberto, cozinha, dispensa, copa, caixa d’água, lactário, lavanderia e estacionamento. As estruturas contam ainda com salas do servidor, de telefonia, elétrica e de multiuso.

Segurança

“O grande ganho com a instalação das câmeras de segurança foi o monitoramento dos alunos, além de percebemos uma maior tranquilidade tanto dentro como no entorno da escola. Antes de cometer um ato, os alunos pensam duas vezes. Eles mudaram o comportamento”, garantiu o diretor da escola José Novais, Fernando Guimarães.

Cada escola e Crei da Rede Municipal de Ensino tem 16 câmeras infravermelho instaladas, sensores de presença, central de monitoramento com transmissão de dados via telefônica, GPRS, internet e uma TV de 32 polegadas para acompanhamento das imagens.

Também foi contratada uma empresa especializada na manutenção mensal dos equipamentos, que irão funcionar 24 horas ininterruptas, todos os dias da semana. O serviço oferecido para a população ainda irá contar com uma equipe de moto patrulha que fará rondas no entorno das escolas.

As câmeras estão instaladas em espaços de uso comum como a entrada de cada unidade de ensino, corredores, cozinha, pátio, ginásio e secretaria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your name here
Please enter your comment!

Notícias mais lidas