Liminar

Veja edital

#SouRepórterCorreio

TV Correio

Em João Pessoa, poeta alagoano fala de carreira e sucesso na internet

Poeta resolveu sair das telas dos smartphones e lançar um livro. Mas, como bom fruto das mídias digitais, Hugo também lançará exemplar em versão digital

168
COMPARTILHE

O alagoano Hugo Novaes, de 30 anos de idade, vem fazendo sucesso nas redes sociais com o perfil @1tema1minuto1poema, onde declama poesias de apenas um minuto com um tema proposto por seguidores. Agora, o poeta resolveu sair das telas dos smartphones e lançar um livro. Mas, como bom fruto das mídias digitais, Hugo também produziu um exemplar em versão digital. Assista acima.

Hugo esteve em João Pessoa no sábado (18) para divulgar o e-book ‘Verso do Dia’, primeiro livro de poesias 100% digital do Nordeste, que será lançado na segunda metade do mês de setembro.

Talvez pela relação com a composição musical para artistas nacionais, os versos de Hugo são como música para os ouvidos dos seguidores. Os olhos verdes e o sorriso largo do poeta nordestino são apenas a porta de entrada para uma poesia popular e, acima de tudo, digital. O texto de Novaes casa perfeitamente com o ambiente no qual ele é proposto. É curto, direto, objetivo e emocionante. Assim como o conteúdo na internet precisa ser.

Segundo o poeta, sua história com a poesia vem desde cedo, quando ele ainda era uma criança. “Quando eu tinha oito anos eu fiz uma poesia, bem simples, com rimas simples, como mão com chão. Mas meu pai achou aquilo a coisa mais impressionante do mundo e me incentivou muito, isso porque minha avó era poetisa”, relata o poeta.

Mas se engana quem pensa que a partir daí Hugo decidiu que queria ser poeta. “Eu também gostava muito de compor, meu irmão tocava em bandas de Alagoas, meu pai o ajudava, e eu passei boa parte da minha vida compondo”, diz. Porém, a poesia logo voltou para a vida dele, e dessa vez, para ficar.

“Certa vez estava uma polêmica na internet sobre a vaquejada, que queriam proibir e tal. E a gente como nordestino tinha que defender nossa cultura. Então eu fiz um poema de um minuto e 44 segundos que viralizou no Whatsapp. Colocaram no Instagram, mas só cabia um minuto. Então a partir daí, eu comecei a fazer poemas de um minuto e surgiu o 1tema1minuto1poema”, revela o poeta.

O poeta esteve em João Pessoa para divulgar novo projeto (Foto: Luís Eduardo/Portal Correio)

Com mais de 100 mil seguidores em redes sociais, Hugo agradece o reconhecimento e a oportunidade de valorizar a cultura nordestina. “Eu achei que a poesia não ia me dar frutos. Mas depois que eu vi a receptividade das pessoas, vi que num é que as pessoas não consomem poesia, é que não tem quem faça”.

Agora, o poeta resolveu reunir os melhores trabalhos em um livro impresso, além de um exemplar digital. “Vão ser dois livros diferentes. Agora em setembro vamos lançar o e-book com poemas motivacionais como faço nos stories do 1tema1minuto1poema, já o impresso que deve sair ano que vem, vai ter um resumo do projeto, onde vou explicar como é feito, o que é um mote, glose, acróstico e também o poematizando”, finaliza o poeta.

Confira um dos poemas de Hugo:

Os comentários estão desativados.

Notícias mais lidas