Início Geral

Em tempos de seca, JP desperdiça quase 40% da água tratada e CG, 30,7%

João Pessoa joga fora 37,54% da água tratada, conforme dados do Instituto Trata Brasil. O levantamento feito em 2015, divulgado nesta quinta-feira (23), também traz que Campina Grande desperdiça 30,69% da água pronta para consumo. A cidade está à beira de um colapso no abastecimento e espera com pressa pela conclusão da transposição do Rio São Francisco.


Leia também: Eixo que levará água do São Francisco para CG está 96% concluído, diz ministro

Apesar dos altos números de desperdício de água limpa nas duas maiores cidades da Paraíba, a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) diz que esses dados estão entre os menores do Brasil e defende que, em João Pessoa, por exemplo, a taxa de desperdício está diminuindo.

“O levantamento mostra que João Pessoa vem reduzindo esse índice, tanto que figuramos como a segunda melhor evolução do país. Caímos quase 11 pontos percentuais nos últimos quatro anos, o que ilustra o bom trabalho da Cagepa nas fiscalizações para combater o uso irracional da água tratada”, comentou o assessor para Assuntos Regulatórios da Cagepa, Ricardo Benevides.

A Cagepa disse que, para o levantamento com dados de 2016, a perspectiva é que os próximos resultados tragam números ainda mais positivos. A Cagepa disse que instalou em 2016 41 mil e substituiu 39 mil hidrômetros; iniciou as obras para renovar as redes de distribuição e está reaproveitando a água de lavagem dos filtros para retornar para o sistema, evitando o desperdício, dentre outras medidas.

A avaliação parece positiva, mas não é para tanto. Dados do Trata Brasil divulgados em 2016 mostram que João Pessoa reduziu a taxa de desperdício em apenas 0,96 ponto percentual com relação ao levantamento divulgado em 2017. Campina Grande também teve uma redução pouquíssimo significativa, saindo de 31,26% para 30,69% neste ano.

O Ranking do Saneamento Básico avalia, anualmente, as 100 maiores cidades do Brasil em relação à evolução dos indicadores de água, esgotos, investimentos e perdas de água nas maiores cidades e com foco nas capitais brasileiras.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078. 

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.