Moeda: Clima: Marés:

Email Profissional: o que é, por que ter e como criar

Ter um email profissional fortalece suas campanhas de email marketing. Entenda também todas as vantagens que um email profissional traz para o dia-a-dia de uma empresa

Ter um email profissional ainda é extremamente vantajoso para as empresas. Isto porque o email marketing ainda é uma prática rentável, que gera praticamente nenhuma mão de obra ao empreendedor.

Pense no seu próprio e-mail: talvez você não fique lendo nem metade das mensagens da sua caixa de entrada, mas quando faz uma compra importante, provavelmente fica fazendo rastreamento, conferindo datas de entrega, entre outros detalhes, não é mesmo?

Ou então, quando vem aquele e-mail da sua loja favorita com as promoções de uma data específica… Você recebe um catálogo com os melhores produtos na sua caixa de e-mails, sem nem precisar realizar nenhuma busca.

E quando precisamos de atendimento/suporte então…

Enfim, os e-mails ainda fazem sucesso, especialmente no meio empresarial. Por isso, é crucial que sua marca tenha um email profissional, e você vai entender o porquê a seguir.

O que é um email profissional?

Mais de 4 milhões de pessoas possuem e-mails e ainda os utilizam com certa frequência; você sabia? E hoje em dia, basicamente os e-mails estão restritos ao uso comercial.

Na maioria das vezes, clientes com emails @gmail/@outlook, entre outros, se registram nas plataformas das quais são clientes e começam a interagir com os e-mails comerciais.

No entanto, se reparar bem, os e-mails comerciais não possuem esses provedores populares como Gmail do Google. Eles normalmente têm algum vínculo com o nome da empresa e com o nicho dela.

Na verdade, estes são os principais formatos de e-mails comerciais.

Eles possuem (1) maior grau de personalização no endereço, (2) servem para indicar o nome da marca, (3) transmitem maior confiabilidade ao cliente.

Emails comerciais são utilizados também para diminuir as chances dos e-mails enviados em massa caírem no lixo eletrônico dos clientes.

Agora que sabe identificar a diferença de um e-mail de uso pessoal para um profissional, vamos aos benefícios que o profissional traz consigo.

Qual a importância de um Email Comercial?

Alguns dos principais motivos, já mencionamos no tópico anterior: evitar a caixa de spam/lixeira, trabalhar a identidade da marca e passar confiabilidade.

Apesar de estes já serem motivos suficientes para você criar um email profissional para sua empresa, ainda temos outra vantagem a mencionar:

A principal função de um e-mail profissional é em como ele irá dinamizar a rotina da equipe de email marketing de uma marca, mesmo que essa equipe seja formada por somente uma pessoa.

Emails profissionais devem permitir que sejam enviados emails em massa com certo grau de personalização (nome do remetente, gênero de palavras masculinas/femininas, entre outros).

Também, eles devem ter recursos para auxiliar o trabalho em equipe, como ferramentas de gerenciamento de datas e eventos (como em um calendário) e até recursos para videochamadas.

Além de “oficializar” o contato da marca, um email profissional deve tornar a vida de quem usa muito mais simples. Do contrário, usaríamos serviços gratuitos mesmo no meio empresarial.

Como criar um email profissional?

Emails profissionais são oferecidos por ferramentas e plataformas que dispõe soluções de email marketing para seus usuários.

Em outras palavras, são recursos pagos, normalmente ofertando planos anuais. E mesmo que se tenha um “produto gratuito”, ele provavelmente virá em uma versão temporária ou com funções reduzidas.

Neste caso, é preferível optar pelos serviços que oferecem demonstrações integrais do produto. Isto porque, dessa forma, você pelo menos terá acesso a todos os recursos da ferramenta e poderá sentir se ela agrega na sua experiência profissional.

Do contrário, estará utilizando uma versão reduzida que certamente possui sua versão paga. No entanto, os recursos são completamente diferentes e você não terá parâmetros suficientes para julgar se investir no plano será vantajoso.

Essas plataformas irão registrar um domínio para sua empresa (ou para você mesmo caso seja um freelancer/autônomo). Você normalmente também poderá criar variações desse email para cada um dos seus funcionários.

Um lembrete final: antes de encontrar o produto ideal, busque pelos recursos que ele entrega e a confiabilidade da marca. Opte por experimentar apenas as ferramentas mais promissoras para otimizar seu tempo.

Email Profissional vale a pena?

Se você prestou bastante atenção no gráfico da Statista, viu que o número de usuários de emails só tende a crescer. Somando isto ao fato do email marketing poder ser realizado praticamente 100% automatizado, esta estratégia ainda é extremamente viável e lucrativa.

Além do mais, com um email profissional, você fortalece o nome da sua marca ao mesmo tempo em que melhora sua relação com o cliente.

Por essas razões, colocamos o email marketing como uma das 5 principais estratégias de marketing para um negócio digital, e para colocá-la em prática, o email profissional é obrigatório.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.