Moeda: Clima: Marés:
Início Geral

Embarque pela porta da frente reduz 50% os assaltos a ?nibus em Jo?o Pessoa

A mudança do posicionamento das catracas nos transportes coletivos de João Pessoa tem trazido bons resultados para empresas de ônibus da Capital. Em pouco mais de dois meses houve uma redução de 50% nos números de assaltos, conforme revelou Mário Tourinho, diretor-executivo da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (AETC-JP), nesta quinta-feira (17).

Leia mais Notícias do Portal Correio

Tourinho revelou ao Portal Correio que a entrada nos ônibus pela porta da frente teve como objetivo principal dar mais agilidade ao embarque dos passageiros e reduzir o tempo das viagens. Porém, já está comprovada a diminuição do número de assaltos em veículos com este tipo de embarque, uma vez que a catraca na parte dianteira inibe as ocorrências.

“A preocupação inicial era dar mais agilidade no embarque dos usuários. Porém, em pouco mais de dois meses da relocação das catracas constatamos uma redução em torno de 50% nos casos de assaltos a ônibus em João Pessoa. O índice foi muito satisfatório”, comemorou Tourinho.

Sobre a confusão que a mudança no posicionamento das catracas tem provocado entre os passageiros na hora de embarcar nos ônibus, o diretor-executivo tratou como normal. O prosseguimento das alterações no acesso ao transporte coletivo deve continuar até os próximos meses.

“Foi apenas uma mudança de hábito que os passageiros vão se acostumar rapidamente. A confusão é normal e em um curto espaço de tempo vão se adaptar”, disse informando que apenas 15% da frota, que correspondem a cerca de 50 veículos, faltam fazer o novo posicionamento das catracas.

Segundo dados do Relatório de Indicadores Criminais do Programa Paraíba Unida pela Paz, elaborado pela Secretaria de Segurança e Defesa Social do Estado (Seds), entre janeiro e abril deste ano foi registrada uma queda de 13% nos assaltos a ônibus em João Pessoa. Reduziu de 206 (2013) para 179 (2014).

Por meio da assessoria de imprensa, a Polícia Militar informou que a redução na Capital paraibana deve-se ao fato das intensificações das abordagens a ônibus e realização de blitzen em horários e locais alternados.

Palavras Chave

Portal Correio
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.