A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) coletou 2,2 toneladas de materiais recicláveis durante a realização dos shows da cantora Lucy Alves e da dupla sertaneja Cézar Menotti e Fabiano, ocorridos nos últimos dias 3 (sexta-feira) e 4 (sábado), respectivamente.
Um esquema especial de coleta foi montado para atender a região do Busto de Tamandaré, onde acontecem os shows do Extremo Cultural.
Para o superintendente da Emlur, Anselmo Castilho, a coleta dos resíduos recicláveis é de extrema importância, pois além de contribuir com o meio ambiente, gera renda aos catadores. “Estaremos revezando e, em cada evento, um grupo de catadores estará responsável pelo trabalho, com isso, todos serão beneficiados”, ressaltou.
De acordo com o coordenador da Coleta Seletiva da Emlur, Ulisses Ximenes, os catadores que participaram das primeiras ações são integrados ao Núcleo de Coleta Seletiva Ascare-JP, localizado no bairro do Bessa. “Foram recolhidos, principalmente, latinhas de alumínio, garrafas pet e de vidro”, disse o coordenador.
Coleta domiciliar – Além da coleta de materiais recicláveis, a Emlur organizou um esquema especial de coleta na Orla e áreas adjacentes, para atender as demandas do Extremo Cultural. Cerca de 200 agentes da autarquia realizam os serviços de limpeza antes e após os shows.
Para coleta são utilizados caminhões compactadores, triciclos de carga, varredeiras de areia de praia e calçadas, contentores, caixas estacionárias, caminhões para coleta seletiva e carros-pipa.
Os materiais que não podem ser reaproveitados são levados ao Aterro Sanitário Metropolitano, localizado em Engenho Velho, a 15 quilômetros de João Pessoa.