Início Geral

Empenho de Efraim

O governador Ricardo Coutinho (PSB) teve o valioso apoio de lideranças peemedebistas no segundo turno, mas contou, também, com o empenho de um aliado importante: o ex-senador Efraim Moraes (DEM). Efraim se dedicou de corpo e alma à campanha de Ricardo e conseguiu fazer com que vários prefeitos e lideranças apoiadas por ele (mas que estavam com Cássio Cunha Lima) aderissem ao projeto de Ricardo no segundo turno.

O fato é que a vitória do governador, por uma maioria de mais de 110 mil votos, foi uma demonstração de que a eleitor quer a continuidade de um projeto que está tirando a Paraíba do atraso e colocando-a no rumo certo do desenvolvimento. Não poderia ser diferente. Afinal, quem mora em cidades como Algodão de Jandaíra e Tenório, por exemplo, não pode ignorar os benefícios que uma estrada asfaltada proporciona. Ricardo foi muito bem votado nas pequenas cidades saídas do isolamento.

O governador ainda conseguiu um feito inédito desde que José Maranhão foi reeleito em 1998. O socialista conseguiu destruir as sempre expressivas votações de Cássio em cidades como Patos, Cajazeiras, Sousa, Santa Luzia, Monteiro, entre outras.

Em Sousa, aliás, ficou demonstrado que os Gadelha estão em baixa, mesmo com a eleição de um deles para a Assembleia. Na disputa pelo Governo, as lideranças que mostraram prestígio em Sousa foram o deputado Lindolfo Pires e o ex-prefeito Fábio Tyrone. Os dois enfrentaram o poderio da Prefeitura, comandada por André Gadelha.

O governador Ricardo Coutinho teve o apoio de Lindolfo e Tyrone e obteve 7.655 votos de maioria sobre Cássio, que teve o apoio (logo no primeiro turno) de André Gadelha, Marcondes Gadelha, Leonardo Gadelha e Renato Gadelha, este eleito deputado. Mas nem todos os Gadelha acompanharam Cássio. Cacá Gadelha, por exemplo foi com Ricardo.

Em Patos, ficou demonstrado que a força política de Dinaldo Wanderley também está em baixa, embora tenha conseguido eleger um filho (Dinaldinho) para a Assembleia. Lá, a maioria de 12 mil votos de Ricardo sobre Cássio foi uma demosntração de força do governador, com o apoio do PMDB de Chica Motta. (Adelson Barbosa dos Santos)

Banner Rodapé

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.