Início Geral

Empreendedorismo feminino cresce e 45,8% das micro pertencem a mulheres na PB

O Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira (8), vem com dados que mostram a força da mulher no comércio paraibano. Segundo a Receita Federal, dos cerca de 80 mil microempreendedores individuais, empresários que faturam até R$ 60 mil por ano, 45,8% destes são mulheres.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Segundo a gestora do prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Maria José Menezes, o dados mostram que as paraibanas não estão mais contentes em apenas realizar as tarefas de casa ou ter um emprego, mas estão pensando cada vez mais em ser donas do próprio negócio.

“Os números revelam que elas estão mais empreendedoras. Elas não querem somente ter um emprego, mas também ter seu próprio negócio. Quando iniciam o empreendimento, percebem o quanto isso é transformador em suas vidas”, disse Maria José.

Um exemplo de mulher empreendedora é a empresária Alkiria Rezende, dona de um comércio de sanduiches funcionais livres de lactose. Segundo Alkiria, a ideia de abrir o próprio negócio surgiu quando estava desempregada e com contas a pagar.

“Passamos muitas dificuldades. Tiveram noites que minhas filhas não tinham o que jantar, eu não sabia se comprava comida para elas ou ingredientes para fazer o sanduiche. Eu tinha o dom para cozinhar, tinha a ideia, mas ainda assim enfrentava problemas que impediam o negócio de crescer”, contou Alkiria.

Com apoio do Sebrae-PB, Alkiria conseguiu apoio e participou de consultorias, feiras e desenvolveu um novo plano de negócios, alavancando as vendas e melhorando a fabricação dos sanduíches.

“Registrei a nova empresa e criei o site. Os sanduíches passaram por todos os procedimentos de boas práticas de fabricação a fim de garantir as condições higiênico-sanitárias em alimentos preparados, sendo então embalados e lacrados na seladora, retirando-se o ar e em seguida etiquetados com o valor nutricional. Com as novas mudanças conseguimos novos clientes e o crescimento foi de 80% em um ano”, contou a empresário, que disse ainda que prevê crescimento de até 120% nas vendas neste ano.

Os dados da Paraíba acompanham o crescimento do empreendedorismo por parte das mulheres em todo o mundo. De acordo com o Monitor Global do Empreendedorismo, em 2015, 49% dos novos negócios que surgem em todo o mundo são abertos e comandados por mulheres.

Além disso, os dados também mostram que 44% das empresas consolidadas, que possuem mais de três anos e meio de funcionamento, são comandadas por mulheres.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.