Início Geral

Empresas cal?adistas da Para?ba pretendem negociar R$ 1,5 milh?o em feira internacional

As empresas paraibanas esperam alcançar R$ 1,5 milhão em vendas na 46ª Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios (Francal), que está sendo realizada no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo (SP). O evento será encerrado Nesta sexta-feira (18), mas os empresários acreditam que os resultados continuarão sendo sentidos nos próximos meses, quando os negócios iniciados nos quatro dias de feira acabam sendo concretizados.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O estande coletivo da Paraíba conta com 12 empresas. A participação foi viabilizada através de parceria entre o Estado da Paraíba, por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Sebrae, Prefeitura Municipal de Campina Grande, Sindicato da Indústria de Calçados da Paraíba e Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep).

Para o diretor administrativo e financeiro da Cinep, João Fernandes, a presença da Paraíba no maior evento do setor no Brasil será importante para impulsionar o mercado no segundo semestre. “As empresas estão aqui para mostrar produtos de qualidade, trocar experiências e manter contato com lojistas de todo o País para que os nossos produtos sejam reconhecidos ainda mais no mercado”, afirmou.

“Nas duas primeiras edições não vendemos muito, mas hoje temos vários clientes que sempre nos visitam durante a Francal. Expor os produtos aqui é muito importante para manter a fidelidade da clientela”, observou Sidney Figueiredo, diretor-presidente de uma empresa de calçados, ressaltando que também aproveita a ocasião para conhecer novos fornecedores de materiais e aprimorar os produtos.

Para o gerente de outra empresa paraibana, Jansen Ribeiro, algumas características dos produtos chamam a atenção de lojistas de outros estados. “Cada região tem suas peculiaridades. Os lojistas de cidades do litoral, por exemplo, procuram cores mais vivas que os lojistas do Sul. Então, ficamos atentos para fazer um produto de qualidade e que atenda bem aos diferentes mercados”, disse.

A Francal reúne mais de 800 expositores, instalados em uma área de 82 mil m². Entre as empresas que participam do evento estão importantes fabricantes de calçados, bolsas, malas, mochilas, cintos e artefatos de couro, acessórios e bijuterias. Marcas de renome internacional também dividem o espaço com pequenas e médias empresas instaladas nos pólos calçadistas. A expectativa é que esta edição da Francal receba mais de 60 mil visitantes, entre lojistas e profissionais do setor, de todos os Estados brasileiros e de 70 países.

Qualificação do setor

Para qualificar o setor, a cidade de Campina Grande, que concentra um dos mais importantes pólos calçadistas do Nordeste, conta com o Centro de Tecnologia do Couro e do Calçado Albano Franco. O Centro realiza pesquisas, desenvolve tecnologias e qualifica a mão de obra para potencializar o setor calçadista no Nordeste. No Brasil, apenas a Paraíba, São Paulo e Rio Grande do Sul possuem centros especializados na produção de calçados.

“Hoje, a mão de obra paraibana está bem mais qualificada. Antes, as técnicas eram bastante manuais, passadas geralmente de pai para filho ou adquiridas através das empresas do Sul. O mercado de hoje exige essa qualificação e, por isso, os produtos da Paraíba são bem reconhecidos no País”, destacou Hugo Riccely, coordenador de soluções em tecnologia e inovação do Centro.

Paraíba é o segundo maior exportador de calçados do Brasil. A segunda colocação foi mantida entre os exportadores de calçados do Brasil no primeiro semestre deste ano. Foram comercializados 15.125.607 pares para empresas estrangeiras no período, ficando atrás apenas do Ceará, que vendeu 26.779.582 pares. As vendas das empresas paraibanas corresponderam a 23,7% do total das exportações brasileiras no período. Os dados foram levantados pela Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados).

Principais exportadores no 1º semestre

Ceará – 26.779.582 pares
Paraíba – 15.125.607 pares
Rio Grande do Sul – 8.351.536 pares
São Paulo – 6.116.841 pares
Pernambuco – 2.648.352 pares

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.