Início Geral

Encanto brasileiro

O Brasil da Lava Jato dá exemplo ao mundo. E, ao contrário do que o juízo mais imediato pode supor, a exemplificação é positiva.

Verdade. E não sou eu que estou dizendo. Esse feedback do momento nacional foi externado por uma alta autoridade do corpo diplomático europeu, durante viagem recente que fiz à Suécia.

O fato é que alguns olhos internacionais miram o Brasil e realmente enxergam uma nação empenhada em resolver – ao seu modo – suas mais profundas aflições.

E do jeito certo!

Digo mais: perante estes olhos, apesar do gigantismo da crise que enfrenta – e que faz do petrolão o maior escândalo de corrupção internacional – o País oferece um modelo ao mundo pela forma como está lavando sua roupa suja.

O tal jeitinho brasileiro – quem diria – virou exemplo.

Obviamente, esta admiração não alcança o modelo pejorativo. O jeitinho que encanta é o de uma nação que enfrenta seus problemas à luz das leis. E que cultiva o pacifismo.

O Brasil, por exemplo, não abre espaços às intolerâncias religiosas ou a confrontos de etnias – diferente do que ocorre e convulsiona tantos países ao redor do mundo.

E isso, claro, ajuda a explicar parte do encantamento que os brasileiros exercem alhures.

O diplomata chegou a listar os motivos pelos quais o País surpreende, positivamente, o mundo:

– Não se vê quarteladas. Autoritarismo. Rebeliões. Interferências internacionais. Ou agressividade. O caminho seguido é estritamente jurídico/democrático. E tudo está sendo resolvido por esta via.

Portanto, se por um lado o maior escândalo de corrupção do mundo rebaixa nossas notas financeiras e nos impõe ônus de credibilidade, por outro causa admiração e até certo espanto que não ajam convulsões nas ruas nem ameaças às instituições.

Nossos maiores empresários e até um ex-presidente da República estão curvados diante da lei e dos preceitos constitucionais.

E o diplomata vai além: o jeito brasileiro de resolver as coisas (pautado pelos ritos constitucionais, fortalecendo as instituições e evitando o embrutecimento) não está circunscrito aos problemas graves como o petrolão.

Ele lembrou, por exemplo, daquele 7 a 1 da Alemanha, desclassificando o Brasil dentro do País, na Copa brasileira.

No Japão, teriam feito haraquiri. Na Rússia, banido a seleção para a Sibéria. No Brasil, nada aconteceu. A população sorriu de si mesma, inundando a internet com memes criativos.

– Isso, meu caro, faz do Brasil e dos brasileiros uma nação de fato exemplar. E encantadora.

E quem sou eu para contraditá-lo?

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.