Imagem ilustrativa (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Energisa explica detalhes e motivos do aumento da conta de luz

Conforme Energisa, o principal motivo para o aumento é o gasto com a geração de energia, um dos itens que compõem a Parcela A

316
COMPARTILHE

Após a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovar, nesta terça-feira (21), um aumento de 15,41%, para clientes da Baixa Tensão, e 16,75% para clientes de Alta Tensão, a Energisa Paraíba, concessionária de energia do estado, explicou os motivos do aumento.

Leia também: Conta de luz sobe até 16,75% na Paraíba a partir do dia 28

c. Os valores arrecadados nesse item são integralmente repassados a outros agentes do setor elétrico, e correspondem a 12,82% do reajuste, ou seja, 81,5% do índice autorizado pela Aneel.

A ilustração abaixo apresenta a divisão da fatura de energia elétrica em cada um dos itens que compõem a cadeia do setor, considerando a receita da concessionária acrescida dos impostos e tributos, como ICMS, PIS/COFINS. A tarifa final do consumidor da Energisa Paraíba contém quase 40% de encargos e impostos.

O reajuste dos serviços da Energisa representa 2,63% do índice, um terço da inflação registrada no período (8,24%) . É com essa parcela que empresa distribui energia a todos os clientes, paga e capacita funcionários, mantém e amplia a rede e os sistemas elétricos e investe na modernização e na melhoria crescente da qualidade dos serviços prestados.

Desde a privatização, a Energisa investiu na Paraíba R$ 3,2 bilhões. A apuração do percentual abaixo da inflação é possível graças à gestão de alto desempenho pela Energisa e que é repassada a todos os clientes paraibanos.

O Reajuste Tarifário Anual é um processo regulado pela Aneel, prevista no contrato de concessão da empresa que apresenta regras bem definidas a respeito das contas de luz, assim como a metodologia de cálculo dos reajustes tarifários.

Comparando os ajustes na tarifa da Energisa Paraíba com a inflação medidas nos últimos dez anos, verifica-se que a correção sempre esteve abaixo dos índices. Confira:

Na conta de luz reproduzida abaixo, é possível conferir a composição da tarifa residencial antes e depois da correção:

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas