Entenda os benefícios de usar o Instagram na divulgação de barbearias

Os barbeiros estão entre os profissionais mais procurados quando se trata do público masculino. Muitos homens estão deixando a barba crescer e de alguns anos para cá, ela se transformou em uma tendência, inclusive entre os mais jovens.

Se antigamente a barba era algo voltado mais para os homens maduros, hoje ela está dominando os mais jovens. Para muitos rapazes, quarentões e cinquentões, por exemplo, a barba representa uma das facetas fundamentais da beleza masculina e uma certa dose de empoderamento.

Com essa onda cada vez mais forte, os barbeiros estão em um lugar de destaque quando se trata de buscar profissionais na área de beleza. Prova disso, é o crescimento do número de barbearias que foram inauguradas nos últimos anos e a geração de novos empregos em vários destes estabelecimentos.

A busca por uma formação profissional na área também cresceu consideravelmente e o país tem hoje muitos barbeiros que estão entrando no mercado, seja como funcionário de uma barbearia ou montando seu próprio negócio.

É possível perceber esse crescimento significativo até mesmo nas pequenas cidades, onde existem no mínimo cinco barbearias. Nos grandes centros, é difícil precisar o volume de estabelecimentos desse segmento, pois a cada dia é inaugurada uma nova barbearia.

Redes sociais para alavancar as barbearias

Como estamos em uma época em que as redes sociais são fundamentais na construção da imagem pessoal e profissional, não se pode negar a importância delas para divulgar as barbearias ou o trabalho dos barbeiros, no caso aqueles que trabalham de forma personalizada atendendo clientes na própria casa.

Quando se pensa em uma rede social como o Instagram, por exemplo, a ideia que temos é de ostentação e influência. Ostentar beleza influencia as pessoas, inclusive os homens, a seguirem um padrão que esteja em destaque. A barba é um item fundamental na lista de prioridades do homem moderno que entende a importância de se cuidar internamente e externamente.

Muitos perfis do Instagram exibem fotos de homens com estilos variados de barbas. E é impossível negar que essas fotos recebem milhares de likes e muitos comentários, especialmente do sexo masculino procurando algum modelo para se inspirar.

E é aí que está o “pulo do gato”. Um barbeiro ou barbearia que criar um perfil profissional focado nesse público de homens que apreciam suas barbas e estão em busca de formatos e tendências, certamente conseguirá gerar muitos leads e convertê-los em clientes.

O Instagram é a rede social mais acessada hoje e é nela que o empreendedor desse nicho deve começar a focar antes de partir para as próximas. Os resultados, inclusive orgânicos, acontecerão em um pequeno espaço de tempo.

Forma correta de usar as redes sociais para barbearias

Agora, em se tratando da parte prática, a melhor forma de usar as redes sociais, especialmente o Instagram, para divulgar uma barbearia, é postar fotos com clientes satisfeitos e dicas profissionais para o homem que quer manter um estilo moderno dentro das tendências atuais.

Porém, é importante dizer que a barbearia precisa ter a autorização do cliente para postar sua foto no Instagram. Além disso, é interessante marcar o perfil de quem teve a barba cortada no salão e, de preferência, que ele comente sobre sua satisfação como cliente e também marque seu estabelecimento em seu perfil.

Uma vez realizado esse processo inicial, a barbearia pode publicar em seu perfil de empresa os diversos modelos de barbas que foram trabalhados no estabelecimento. Pedir para um fotógrafo profissional fotografar ou alguém que domine muito bem essa arte, porque uma foto bem feita e profissional no Instagram faz toda a diferença.

Vez ou outra é interessante a barbearia postar na legenda de algumas dessas fotos algumas dicas de como manter a barba bem cuidada, além de mostrar o valor que isso agrega à imagem do homem na vida pessoal e profissional.

Procure manter sua rede social sempre atualizada e busque postar fotos originais, feitas na sua barbearia. Um vídeo curto do barbeiro com dicas sobre cuidados e estilos de barbas, também ajuda bastante no engajamento e na prospecção de novos clientes.

Aplicativo ajuda a organizar o marketing da barbearia

Como estamos falando de imagem, é impossível negar que ela está intrinsecamente ligada ao marketing. Para auxiliar nesse ponto importante, o profissional ou salão tem à sua disposição a ajuda de aplicativos de organização, agendamento e relacionamento com o cliente.

O Booksy é um aplicativo que atende a essa demanda. Além de ajudar a organizar agendamentos e pagamentos, ele oferece algumas ferramentas de marketing que possibilitam envios de mensagens via sms, e-mails e principais redes sociais.

A barbearia cadastrada no Booksy poderá ser mostrada para os clientes que estão próximos do estabelecimento, pois essa é a ideia do aplicativo, facilitar a busca do usuário fazendo com que ele encontre um barbeiro mais perto de sua casa ou trabalho.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.