Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Epitácio terá iluminação inteligente e ilhas de convivência; vídeo

A Avenida Epitácio Pessoa, um dos principais corredores de João Pessoa, vai passar por intervenções orçadas de R$ 8,5 milhões. O projeto de requalificação da avenida foi apresentado na manhã desta segunda-feira (16) pela Prefeitura de João Pessoa. Veja o vídeo acima.

A Epitácio Pessoa vai ganhar 10,5 km de calçadas padronizadas, todas com piso tátil para possibilitar um deslocamento autônomo e seguro a deficientes visuais. As esquinas serão rebaixadas nos pontos de travessia para acessibilidade. Já as faixas de pedestre, 76 no total, terão iluminação inteligente, ou seja, haverá iluminação própria no momento da travessia.

Além de toda a acessibilidade, a via vai ganhar ilhas de convivência, que juntas vão comportar 102 bancos. A Epitácio ainda vai contar com 129 lixeiras; 50 novas árvores (passando a contar com 371); 315 metros quadrados (m²) de novas áreas verdes e florais; canteiro central com 7,5 mil m² de pedras portuguesas e acréscimo de 20 abrigos de ônibus.

“Será uma Avenida pronta para receber a população com qualidade e, ao mesmo tempo, garantir mais fluidez e eficiência ao transporte público”, explicou a secretária Municipal do Planejamento, Daniela Bandeira.

A obra da Epitácio deverá ser iniciada em janeiro de 2020, mas o prazo para conclusão não foi divulgado. Os recursos são da Prefeitura de João Pessoa.

A avenida

A Epitácio Pessoa, que teve construção iniciada na última década de 20, conta com 5,5 km de extensão no sentido praia e 5 km em direção ao Centro. A via já recebeu diversas intervenções da Prefeitura Municipal de João Pessoa para qualificá-la para a população.

A via recebeu 448 pontos de iluminação em LED e 7,4 km de faixas exclusivas para o transporte público. A Epitácio tem também semáforos inteligentes, que detectam sozinhos o sentido de maior fluxo, determinando o tempo de verde e vermelho de acordo com a demanda de cada momento. A avenida é monitorada diariamente por 10 câmeras da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP), que detectam problemas e possibilitam ação imediata de agentes.

Comentários

Eduardo vieira disse:

Não moro na zona sul mais acho que o prefeito deveria fazer aquela ponte que liga valentina a cuiá o povo de lá não aguenta mais.

Eduardo vieira disse:

Chamar isso de grande obra é um absurdo, e pior ainda passar um ano fazendo calçada total absurdo !

Angela de Alcântara disse:

E como ficará a descida dos vários carros de som que descem a avenida durante o carnaval? E aquele povo todo próximo ao Busto? Irão ficar onde hein?? Só se fizerem um novo local para esse tipo de evento… como lá no Altiplano, na Estação Cabo Branco…

Daniel disse:

Gostaria de saber se vai ter ciclovia, pois no vídeo não mostra, será que vai continuar colocando cones quando na verdade seria o mais correto a ciclovia como foi feito na Av:Beira Rio, com a palavra o o Prefeito Luciano Cartaxo

José Arimatea disse:

E eu querendo apenas calçamento na Funcionário José Elias de França, Colibris… E nada. Só erosões, buracos e pedras.

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.