Início Geral

Equil?brio e muta?

A ciência está chegando, por si mesma, sem intervenção espiritualista, a admitir que a última realidade do universo seja o pensamento, um pensamento cósmico, em que o homem está mergulhado, de que faz parte, mas que existe independentemente dele. Ou seja: o pensamento é meu, sou eu, mas quando adormeço ou quando morro, ele continua a existir, evoluindo e interagindo com outros, não importando se estou dormindo ou morto. Se há algo de eterno, isto se chama o pensamento, que passa por outras galáxias numa velocidade que não temos condição de imaginar, calcular.

Penso assim (participante desse pensamento cósmico, interagindo com pessoas que não conheço e podem estar agora em Madras, na Índia, ou em Reykjavík, na Islândia) por releituras que faço do grande Pietro Ubaldi, que, à maneira do engenheiro e parapsicólogo Hernani Guimarães Andrade, não tinha o mínimo preconceito em transitar entre as ciências e as religiões (no imprescindível plural, mesmo).

Ubaldi chegou a ter interlocuções com Albert Einstein no início dos anos 50 do século passado. A confissão de Ubaldi quando se aproximou de Einstein e de seu pensamento é forte: “Compreendi uma coisa: a alta matemática está muito próxima das especulações filosóficas. Isto, para mim, estabeleceu uma ponte entre a ciência e o espiritualismo. Desde então encarei os problemas do espírito, não somente como biológicos, sociais, artísticos, místicos, espirituais, filosóficos, religiosos etc., mas também como problemas estritamente científicos”.

Ubaldi escreveu isso em abril de 1955. De lá até hoje, o reducionismo cada vez mais perde espaço e sentido.

Os climas legados pela Geração Woodstock, pela canção “Imagine”, de John Lennon, e pelos livros de Fritjof Capra são essenciais para que assim ocorra, com equilíbrio e mutação. Por isso, eu e outros, no mundo inteiro, não atendemos com nossos textos nos jornais os desejos de um tema único (política, por exemplo) e até do retrocesso.
Isto integra e entrega parte de minhas insinuações culturais.

Banner Rodapé

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.