Início Geral

Equipes passam por 13 bairros de JP com a??es para evitar desastres durante chuvas

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vai realizar, nesta quinta-feira (10), a partir das 8h, um “Dia D” para marcar os três meses da Operação João Pessoa em Ação – Força Municipal de Prevenção de Riscos. O trabalho vai acontecer simultaneamente em 13 bairros, com concentração prevista para o Bairro São José.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O trabalho, coordenado pela Defesa Civil, contará com a participação de 250 pessoas, entre técnicos e servidores especializados. A ação do programa inclui desassoreamento de rios, capinação, roçagem, remoção de entulhos, demolição de residências, poda de árvores, limpeza de canaletas, loneamento de barreiras, desobstrução de galerias pluviais, recuperação de bocas de lobo e assistência social.

A ação será realizada simultaneamente nos bairros de São José, vias públicas em Manaíra, Grotão, Mandacaru, Distrito Industrial, Varadouro, Torre, Mangabeira, João Agripino, Jardim Luna, Bairro das Indústrias, Geisel e no rio Cuiá, localizado entre os bairros do Geisel e Valentina Figueiredo.

De acordo com o coordenador da Operação, Noé Estrela, a mobilização visa intensificar as ações e atingir o máximo possível de logradouros públicos. “Estamos comemorando dados extremamente positivos, onde nestes últimos três meses não registramos a ocorrência de incidentes graves, justamente por conta deste trabalho preventivo”, ressalta o coordenador.

Pelo menos 11 tipos de serviços diferenciados serão realizados a partir de um trabalho conjunto, integrado pelas secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).

13 bairros serão assistidos pelas ações

Foto: Ação inclui desobstrução de galerias pluviais e recuperação de bocas de lobo
Créditos: Divulgação

Dentre os trabalhos desenvolvidos pelas Secretarias, os destaques seguem para o desassoreamento de rios, capinação, roçagem, remoção de entulhos, demolição de residências, poda de árvores, limpeza de canaletas, loneamento de barreiras, desobstrução de galerias pluviais, recuperação de bocas de lobo e assistência social.

Desde que as ações preventivas tiveram início, nenhum incidente considerado grave foi registrado pela Defesa Civil Municipal, nas 31 áreas monitoradas e consideradas de risco na cidade.  

Para realização dos serviços, além de máquinas como escavadeira hidráulica, caminhões de pressão e sucção, também são usados equipamentos como pá, vassoura, roçadeira e barcos.

Setenta residências que estavam instaladas em áreas ribeirinhas no Bairro São José já foram demolidas e, com isso, nenhum caso de alagamento foi detectado no local, mantendo a segurança dos moradores, que desapropriaram as casas e já estão cadastrados no auxílio moradia. A localidade passa por um processo de urbanização e revitalização. 

Limpeza e manutenção em 13 localidades da Capital

 

PMJP

 

            ATUAÇÃO

 

       SERVIÇOS

 

EMLUR

 

Rio Cuiá, São José, B. das Indústrias, Distrito Industrial, Grotão, Mandacaru, Manaíra, Varadouro, Torre, Mangabeira e Geisel

 

Desassoreamento de rio, demolição de casas, remoção de entulhos, capinação e roçagem.

 

SEINFRA

 

São José e Manaíra

Recuperação de bocas de lobo, limpeza e desobstrução de galerias pluviais.

 

SEDURB

 

João Agripino, Jardim Luna e Manaíra

Poda de árvores de grande porte

Assista à matéria exibida na TV Correio HD.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.