Início Geral

Erros nas pesquisas americanas

A vitória do bilionário Donald Trump, ontem, para presidente dos Estados Unidos, contrariou todas as pesquisas de intenções de votos publicadas pela mídia da maior potência do Planeta. As pesquisas foram desastrosas e se assemelharam às muitas realizadas na Paraíba de 1990 para cá pelo Ibope e por outros institutos. Naquele ano, o Ibope deu como certa, no primeiro turno, a vitória de Wilson Braga para governador.

Quando as urnas foram abertas- assim como ontem nos Estados Unidos- veio a surpresa: Ronaldo Cunha Lima tinha passado para o segundo turno e derrotou o adversário. Depois, aconteceu a mesma coisa em 1994: Lúcia Braga era favoritíssima e ganharia no primeiro turno. Mariz surpreendeu e a derrotou no segundo.

Em 2010, em pesquisa de boca de urna, no dia da eleição, o Ibope deu como certa a vitória de José Maranhão, que foi anunciada pela TV Globo. Quando os votos foram apurados, veio a surpresa: Ricardo Coutinho na frente de Maranhão, que foi derrotado no segundo turno. Ontem, ao comentar o fracasso das pesquisas eleitorais na América, o consultor da 6 Sigma, Pedro Cézar, que acertou todas este ano para prefeito, assim reagiu em relação à vitória de Trump: “Quando há uma grande massa de eleitores indefinidos, não existe a garantia de quem ganhará. O que estranha, em relação às pesquisas americanas, é os institutos não terem detectado esse fenômeno da indecisão e alertado aos candidatos. Me surpreendeu muito os institutos não terem captado a tendência da grande massa de indecisos”, disse. (Adelson Barbosa dos Santos).

José Aldemir vai ao TJ

O prefeito eleito de Cajazeiras, José Aldemir, esteve com o presidente do Tribunal de Justiça, Marcos Cavalcanti. Aldemir informou que, desde 2008, alguns servidores permanecem com salários atrasados. A instalação de um terceiro cartório de notas para São João do Rio do Peixe esteve pauta da reunião.

50 anos do PMDB

O presidente do PMDB Jovem da Paraíba, Dihêgo Amaranto, está em Brasília representando o Estado nas comemorações do centenário de Ulysses Guimarães e dos 50 anos do partido. Foi recebido pelo presidente Temer

E tome festa

O Reeleito para a Câmara, Helton Renê comemora vitória domingo, a partir das 11h, na Abelardo’s Fest (Antiga Associação da Mesbla), no Novais.

Empréstimos

O Senador Raimundo Lira (PMDB) se reuniu, ontem, no Palácio do Planalto, com o presidente da República, Michel Temer, para discutir a respeito dos empréstimos que a Paraíba está pleiteando com o aval da União Federal.

Desdobramento

A audiência foi um desdobramento da reunião realizada pelo governador Ricardo Coutinho com o Ministro da Fazenda, Henrique Meireles.

Até 16 de dezembro

Credores de precatórios judiciais (2008 e 2009) interessados em celebrar acordos para recebimento de seus valores tem até 16 de dezembro para formalizar proposta junto a Procuradoria Geral do Estado (PGE).

Deságio de 40%

A medida permite o pagamento de precatórios por conciliação, dentro da ordem cronológica da lista formada para acordos, com deságio de 40%.

Promoções

O Pleno do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB) aprovou, na sessão de ontem, pelo menos 16 pedidos de remoções e promoções de juízes, por critérios de merecimento e antiguidade.

Substituição

O TJ ainda aprovou, a indicação do juiz Tércio Chaves para substituir a desembargadora Maria das Neves até 19 de dezembro no Pleno.

Adelson Barbosa dos Santos – Interino

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.