Início Geral

Escolas da PB participam de a??o nacional de combate ao Aedes; veja esquema

Escolas de todo o país fazem nesta sexta-feira (19) um dia de mobilização nacional da educação pelo combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. As ações vão envolver professores, diretores, reitores de universidades e de institutos federais, agentes de saúde e da vigilância sanitária, Forças Armadas, governadores e prefeitos. A campanha de conscientização e orientação para o combate aos criadouros do mosquito vai continuar durante todo o ano nas redes educacionais do país. A mobilização contará com a presença de representantes do MEC. João Pessoa e Campina Grande divulgaram o cronograma de ações.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Em João Pessoa,  a partir das 9h, as ações vão acontecer nas escolas 95 escolas da rede municipal e 82 nos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis) da Capital.

Cada nível de ensino terá uma abordagem específica. De acordo com a Secretaria de Educação de João Pessoa, na educação infantil, por exemplo, a proposta é organizar atividades com desenhos e usar material pedagógico que estimule o interesse das crianças sobre o tema. As crianças também receberão cartas com orientações a serem entregues aos pais. No ensino superior, as informações poderão ser mais aprofundadas com abordagem científica do tema. As escolas que ainda não retornaram às aulas farão as atividades assim que for iniciado o ano letivo.

Na Escola Municipal Afonso Pereira, em Mangabeira VIII, no turno da manhã, os alunos do 1º e 2º ano vão apresentar, no ginásio poliesportivo, paródias musicais e os alunos do 5º ano um jogral, todos voltados ao tema. No turno da tarde, os trabalhos serão realizados em sala de aula com os professores e alunos.

As crianças dos Creis Maestro Pedro Santos e do Márcia Suênia Madruga Alves da Silva também vão participar da ação na Escola Afonso Pereira.

Também serão distribuídas três cartas do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, voltadas para as famílias, professores, funcionários das unidades de ensino, e alunos. Durante todo o ano letivo o combate ao mosquito será trabalhado de forma interdisciplinar em todas as unidades de ensino.

Ainda na rede municipal, em Campina Grande, as atividades acontecerão na quadra da Escola Municipal Lafayete Cavalcante, localizada no bairro das Malvinas, a partir das 9h.

Pela rede estadual, na Capital, a ação acontece a partir das 9h, na Escola Estadual Severino Dias de Oliveira (Mestre Sivuca), em Mangabeira VIII.

A programação terá início com a recepção das autoridades ao som da Banda Marcial da Escola e uma visita às salas temáticas e aos stands expositivos. Em seguida, acontecerá uma apresentação da Orquestra do Prima e será realizado o lançamento e a fixação do selo ‘Escola que ensina o valor da vida combate o mosquito Aedes aegypti’ no mural da escola.

Entre as ações a serem desenvolvidas na escola está a visita ao stand com oficina de construção das mosquitoeiras, visita às salas temáticas com exposição do varal de texto, exposição de desenhos, sala com exposição de kits da dengue e apresentação de rap. Na área externa da escola será montado um toldo do Exército com exposição do laboratório de análise da Secretaria de Saúde do Estado (SES), além da exposição de vídeos, cartazes, faixas e panfletagem.

Veja o vídeo abaixo:

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.