Início Saúde

Escolas passam a funcionar como centros de testagem de Covid-19 em João Pessoa

Serviço é aberto à população das 8h às 16h. Atendimento é por ordem de chegada e paciente receberá resultado por WhatsApp
Foto: Divulgação/Secom-JP

A partir desta segunda-feira (1º), João Pessoa passa a ter mais dois centros de testagem de Covid-19. Os pontos de atendimento foram instalados nas escolas municipais Zumbi dos Palmares, em Mangabeira, e Seráfico da Nóbrega, em Manaíra. O serviço é aberto à população das 8h às 16h.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na Escola Seráfico da Nóbrega poderão ser realizados entre 300 e 500 testes de Swab por dia. Já o espaço montado na Escola Zumbi dos Palmares terá capacidade para realizar 300 testes, sendo 150 pela manhã e 150 no período da tarde.

Em cada local, haverá três equipes de coletadores de Swab, totalizando 20 pessoas entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, equipe de apoio e motorista.

Qualquer morador de João Pessoa pode procurar os serviços, caso esteja com febre, tosse, dificuldade para respirar. É preciso levar o cartão do SUS, CPF, documento com foto e comprovante de residência. O usuário com sintoma gripal passa pela triagem, na qual são auferidos os sinais vitais, oximetria para ver se precisa da rede hospitalar. A partir desta avaliação, a enfermeira verifica qual teste se encaixa no padrão epidemiológico e é feito o encaminhamento para o teste. Se o resultado do exame for positivo e o paciente precisar de medicação ou atestado médico as equipes disponibilizam o material no local.

“O atendimento será por ordem de chegada. Separamos um local para que as pessoas fiquem esperando o atendimento, respeitando o distanciamento. Para garantir a organização, haverá uma equipe orientando, pedindo para aguardar e fazendo a triagem”, detalha a diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Rayana Coelho.

Durante o atendimento, o paciente precisa informar um número de WhatsApp e autorizar que a SMS envie o resultado do exame pelo aplicativo.

A ampliação dos locais para testes é uma estratégia para evitar as aglomerações nas UPAs e postos de saúde. “Estamos reforçando a rede de assistência para testar com rapidez, porque o diagnóstico é que pode nos dar segurança para atender com eficiência, minimizando os agravos e curando. Nossa rede hospitalar está sendo preparada para atender os casos dessa doença, mas temos de agir na prevenção com o apoio de todos. Peço respeito ao distanciamento social, limpeza das mãos e o uso de máscara”, declarou o prefeito da Capital, Cícero Lucena.

Endereços

  • Escola Seráfico da Nóbrega
    Rua Ubirajara Targino Botto, nº 36, Manaíra
  • Escola Zumbi dos Palmares
    Rua Rita Xavier de Oliveira, Mangabeira
publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.