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Escritórios de advocacia: como lidar com problemas e permanecer no mercado

Conteúdo patrocinado. Com o aumento de profissionais no mercado, o advogado precisa ser estratégico para conquistar clientes. Saiba como!

Segundo o último levantamento promovido pela OAB em 2016, o Brasil já conta com cerca de 1 milhão de advogados.

Está entre os países com maior número de profissionais por habitante no mundo, ao lado dos Estados Unidos e Inglaterra.

É um cenário de desafios para o advogado. Afinal, maior a concorrência, menor o valor dos honorários, maior a necessidade de prospecção, além de, claro, aumentar a produtividade.

Escritórios que não apostam na inovação, perdem oportunidades e, cedo ou tarde, correm o risco de fechar.

Para permanecer no mercado e conseguir se destacar da concorrência é preciso lidar com problemas de forma planejada e manter um olho nas movimentações do mercado. Ou seja, necessita agir de forma estratégica.

Vencer a concorrência

Ser melhor não é algo simples. O advogado precisa adotar uma série de medidas para se destacar dos outros profissionais.

A primeira delas, contudo, é escolher um nicho estratégico de atuação. Hoje o Direito conta com vários ramos de especialização, mas nem todos têm a mesma demanda no mercado.

É fundamental pesquisar a demanda por serviços jurídicos na cidade de atuação, bem como analisar com cautela de que forma a concorrência se posiciona, para que possa se diferenciar.

Atendimento de excelência

O cliente de hoje não é o mesmo de anos atrás. Se antigamente ele aceitava pagar honorários caros em troca de ter um escritório de renome oferecendo o suporte jurídico necessário, agora querem pagar por soluções, além de um bom atendimento.

Na prática, significa que aquele advogado distante, indisponível e que fala “juridiquês” não é mais o profissional procurado no mercado. Mais do que renome, os clientes buscam um atendimento eficiente e proativo do escritório.

Por isso, aqueles que ainda não pararam para focar sua atividade no cliente têm grandes chances de estar perdendo parte da sua cartela para a concorrência.

Adesão à tecnologia

A tecnologia revolucionou o mercado jurídico. Mais do que os softwares, com a chegada do processo eletrônico e o certificado digital, o advogado não tem outro caminho senão adotar um novo modus operandi.

Somente usando boas ferramentas, o escritório consegue ganhar em produtividade e oferecer mais resultados ao seu cliente.

É só pensar nas funcionalidades de um bom software jurídico. Com ele, é possível automatizar diversas atividades de suporte, como as publicações, por exemplo. Além disso, é muito mais rápido e fácil encontrar informações sobre casos e clientes.

Outra vantagem é que alguns oferecem uma área exclusiva para que o cliente possa verificar em tempo real o que está sendo feito no seu caso. Adicionalmente, o advogado pode enviar relatórios automáticos que esclarecem o status e o andamento do processo.

Sem essas ferramentas, fica cada vez mais difícil manter uma alta produtividade, bem como, apresentar soluções ao seu cliente de forma estratégica. Investir em tecnologia é um aspecto importante para escritórios que querem permanecer no mercado.

Marketing jurídico

Muitos advogados olham com desconfiança ações de marketing jurídico e são céticos quanto ao seu retorno. Nada mais natural. Afinal, o Código de Ética da OAB apresenta uma série de restrições para a promoção dos serviços jurídicos.

No entanto, deixar de investir em ações estratégicas pode significar perder muitos clientes. Nos últimos anos, mais e mais pessoas usam a internet para encontrar um advogado.

Assim, apostar em um bom posicionamento online e oferecer conteúdo de qualidade para atrair seus clientes é uma boa estratégia. Traz resultados e não confronta com o Código de Ética.

Ter um bom site, investir em SEO, apostar nas redes sociais e disseminar bom conteúdo são ações que vem garantindo bons resultados para quem quer vencer a concorrência e sobreviver no mercado.

Crise versus oportunidades

Cenário econômico desfavorável não significa crise na advocacia. Muitas vezes, problemas econômicos até aumentam a demanda para determinadas áreas do Direito.

No entanto, na medida em que o poder aquisitivo cai, o advogado precisa ser estratégico na hora de cobrar seus honorários para não perder o cliente.

Uma boa forma é criar facilidades, como o parcelamento, por exemplo. Outra maneira é criar uma certa flexibilidade, acrescentando percentuais de sucesso ao contrato. 

Tornar as formas de pagamento mais atraentes, bem como, oferecer alternativas ao cliente gera maior probabilidade de investimento, ainda que você cobre mais caro que a concorrência.  

Permanecer no mercado jurídico de forma sólida e sustentável vem se tornando um desafio. Usando as estratégias certas é possível vencer a alta concorrência e todos os impactos negativos decorrentes do grande número de profissionais no mercado.

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