Início Geral

Espaço HQ traz feira de quadrinhos, jogo e arrecadação de gibis neste sábado, em JP

A edição de dezembro do projeto Espaço HQ está voltada para o público infantil. Em vez de trazer quadrinistas já conhecidos no mercado, o evento marca o encerramento da Oficina de Quadrinhos Para Crianças ministrada por Igor Tadeu e Thaïs Gualberto. Apostando nos novos talentos estimulados ao longo dos quatro meses de curso, a atividade acontece no sábado (3), das 15h às 18h, no submezanino 2, em frente à Gibiteca do Espaço Cultural José Lins do Rego, na Capital. A programação conta com feira de quadrinhos infantis, rodada de OuBaPo e o jogo Quadrinhos e Ação. A entrada é gratuita.

Leia mais notícias de Entretenimento no Portal Correio

Durante a oficina de quadrinhos, os alunos aprenderam sobre os preceitos básicos da construção de uma história de forma prática e atrativa para as crianças, uma introdução à produção de narrativas gráficas com uma abordagem que priorizou a construção criativa e o desenvolvimento de uma história em prol de uma ideia. Além de apresentar algumas técnicas de trabalho e estilos, o curso desenvolveu a liberdade criativa singular de cada participante.

O Espaço HQ deste mês encerra as atividades do curso, quando os alunos poderão vender o fanzine com os quadrinhos produzidos por eles próprios durante as aulas na Feira de Quadrinhos Infantis. O objetivo desta edição é fechar o ciclo, fornecendo uma experiência completa, da produção à venda para as crianças quadrinistas, bem como criar um ambiente para que as crianças de diferentes escolas troquem suas experiências. A ideia é estimular o interesse das crianças e o espírito empreendedor em cada uma, além de atrair o interesse de outras crianças para a leitura dos quadrinhos autorais.

Arrecadação de gibis – Além das atividades, haverá arrecadação de gibis para a biblioteca Ariano Suassuna, localizada na Escola Municipal Cônego João de Deus. Após a visita dos alunos da escola à Gibiteca Henfil no Espaço Cultural em 2015 e as aulas de leitura na própria biblioteca da escola, as professoras Conceição Ferreira e Íris de Jesus perceberam a paixão que os alunos têm pelas histórias em quadrinhos e acrescentaram ao projeto ‘Viajando pelo mundo da leitura’ o trabalho com esse gênero textual, mas como o acervo de gibis da biblioteca é pequeno, começaram a arrecadação de quadrinhos para aumentar a oferta para os alunos.

Feira de Quadrinhos Infantis – Diferente das outras edições, quando qualquer um pode solicitar uma mesa para vender ou trocar quadrinhos, nesta ocasião apenas quadrinhos produzidos por crianças serão comercializados, com a presença dos próprios autores, os alunos da Oficina de quadrinhos para crianças. Local: frente da Gibiteca Henfil (submezanino 2).

OuBaPo – Produção de quadrinhos experimentais em grupo, inspirado na corrente literária OuLiPo, formada por escritores e matemáticos, que propõe a libertação da literatura, aparentemente de maneira paradoxal, através de constrangimentos literários. Cada quadrinista será responsável por uma parte da história e as regras do jogo serão definidas entre os participantes. Traga o seu material de desenho e a criatividade. Local: frente da Gibiteca Henfil (submezanino 2).

Quadrinhos e Ação – Semelhante ao jogo “Imagem & Ação”, as adivinhações indicadas aos participantes deverão ser descritas na forma de histórias em quadrinhos. Serão formados grupos de acordo com a quantidade de pessoas. Local: frente da Gibiteca Henfil (submezanino 2)

Ministrantes – Igor Tadeu atua desde 2005 como ilustrador, mesmo ano em que começou a produção de tiras e quadrinhos. Com o Coletivo WC, além de webcomics, publicou tiras no Jornal A União e as revistas Sanitário. Além de publicar duas revistas solo de forma independente: One Hit Wonders (2012) e Uma História em cada Garrafa (2013). Thaïs Gualberto é quadrinista e Coordenadora de Quadrinhos da Fundação Espaço Cultural da Paraíba, onde ministrou a oficina “Laboratório de quadrinhos para iniciantes” e organizou as atividades Espaço HQ, Quadrinhos Intuados e Tertúlia HQ. Também participou do Coletivo WC e ministrou pela primeira vez uma oficina de quadrinhos para crianças em julho de 2015. Atualmente publica tirinhas diárias na Folha de S. Paulo.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.