Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Especialista alerta sobre importância das vacinas e desmente ‘fake news’

Sete em cada dez brasileiros já acreditaram em pelo menos uma notícia falsa sobre vacina. Isso é o que revela uma pesquisa sobre o alcance das ‘fake news’ sobre vacinas, encomendada ao Ibope pela Avaaz, ONG de mobilização social, e pela Sociedade Brasileira de Imunizações. Para combater as fake news sobre o assunto, a médica pediatra Nícia Aguiar falou sobre a importância da vacinação para a saúde das crianças.

Leia também

Segundo a pediatra, a queda no índice de imunização pode ser explicada por diversos fatores, além das notícias falsas, como, por exemplo, impressão de que doenças como sarampo e poliomielite foram eliminadas e não há mais necessidade de imunizar as crianças; dúvidas na hora de tomar uma vacina; e falta de informação.

Para a médica, a saúde preventiva aplicada nas vacinas é importante porque previne as o aparecimento de doenças sérias causadas por vírus e bactérias e que podem levar à morte.

Mesmo assim, muitos pais  têm receio de vacinar os filhos por causa de possíveis reações que as vacinas podem causar.

“As vacinas são seguras porque antes de serem comercializadas, passam por diferentes e rigorosos testes. Entre os eventos esperados [reações] tem aqueles considerados leves que são febre, dor e edema local. Já os considerados graves são convulsão febril, síndrome hipotônica -hiporresoinsiva e choque anafilático. Estes são raros. Não há motivos para se ter medo de aplicar as vacinas em crianças ou até mesmo no próprio adulto”, explicou a pediatra.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.