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Especialista dá dicas para quem quer empreender em 2020

Conteúdo patrocinado. A Covid-19 trouxe diversos desafios para o mundo e ainda gera impactos negativos em diversas esferas sociais, como a econômica. Para muitos, empreender em casa tem sido uma alternativa para superar o desemprego e a diminuição do consumo. Mas mesmo com vários serviços voltando após a flexibilização das atividades econômicas, essa continua sendo uma saída para gerar renda.

Para a professora Anamélia Cavalcanti Carvalho de Melo, de Ciências Contábeis do Unipê, alguns passos são essenciais antes de começar a empreender em casa. Primeiro, analise os tipos de atividades a serem feitos e se há espaço adequado para executar o determinado negócio. Depois, descubra com o que se identifica e se saberá desenvolver bem a atividade. Em terceiro lugar, leve em conta o quanto se pode investir em dinheiro e em tempo.

“Com isso é possível estabelecer metas, mas ainda assim, torna-se imprescindível sermos persistentes”, avalia. Os passos também são válidos para quem nunca empreendeu – o ideal é pensar no valor que o negócio pode agregar. “Esse valor é importante não só para quem está empreendendo, mas para quem vai utilizar os seus serviços ou os produtos que você vai comercializar”, diz.

As redes sociais são aliadas e muitas não possuem custos para fazer a divulgação. “Hoje em dia as pessoas usam bastante as redes sociais para se comunicar e comprar. Existem diversas ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas para divulgar os produtos e serviços de forma rápida e simples, bem como para receber feedbacks dos clientes”.

Para as atividades que são essencialmente presenciais, como manicure, é possível incentivar clientes para que o comércio volte a circular. Mas lembre-se: siga as regras de prevenção contra a Covid-19. “Promoções e combos de serviços são algumas ideias que podem ajudar a atrair o cliente, que muitas vezes estão ainda com medo de sair de casa”, aponta.

“Para os serviços que ainda não voltaram a funcionar, pode-se usar a mesma ideia, só que como um voucher antecipado, em que o cliente adquire esse voucher pagando um valor promocional e quando as atividades ou serviços voltarem, ele pode ir ao estabelecimento e fazer o serviço que foi adquirido”, indica. O objetivo do voucher é gerar renda para quem não consegue exercer sua atividade atualmente. “Uma outra ideia é fazer-se uso da internet, com as redes sociais ou alguma outra plataforma, e montar cursos online”, arremata.

É importante ter disciplina e observar alguns aspectos pessoais e profissionais ao empreender em casa, para que o negócio renda frutos positivos. Segundo Anamélia, é ideal montar um plano de negócio, manter as finanças pessoais separadas da empresa, atribuir uma rotina para dividir o tempo de trabalho do de descanso e criar campanhas de marketing, “que podem começar antes do lançamento do produto com o objetivo de chamar a atenção dos pretensos clientes”, finaliza.

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