Início Geral

Especialista explica como usar FGTS inativo para pagar contas; confira vídeo

Em dezembro do ano passado, o governo federal anunciou que os trabalhadores poderão sacar os valores das contas inativas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço até 31 dezembro de 2015. Os saques poderão ser feitos a partir de fevereiro deste ano. Muitas pessoas têm dúvidas sobre como as quantias podem ser sacadas. O advogado Paulo Vitor Souto, especialista em Direito Trabalhista, tirou algumas dúvidas de telespectadores em participação no programa Correio Manhã, da TV Correio, nesta quinta-feira (2). Confira vídeo abaixo.

Leia também: Temer diz que saque de contas inativas do FGTS não terá limite

O que é conta inativa?

Contas inativas do FGTS são aquelas que não recebem mais depósito do empregador porque o trabalhador foi demitido ou saiu do emprego.

Como consultar o saldo da conta?

Sem internet, o trabalhador pode ir a uma agência da Caixa Econômica Federal e retirar um extrato da conta. Com internet, pode-se consultar pelo próprio site da Caixa ou pelo aplicativo do banco para smartphones.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Desempregado pode retirar dinheiro?

Não só pode como deve. A questão das contas inativas é exatamente para as pessoas que trabalharam de carteira assinada, tiveram FGTS recolhido junto às contas vinculadas e, por alguma razão, não sacaram quando foram demitidas do emprego ou quando pediram para sair.

O Ministério do Planejamento anunciará um calendário de saque com base na data de nascimento dos trabalhadores. De acordo com o governo, a medida tem potencial para injetar até R$ 30 bilhões na economia e estará disponível para 10,2 milhões de trabalhadores.

Confira vídeo com os demais esclarecimentos do advogado:

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.