Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Especialista orienta como evitar riscos de choque elétrico

Os últimos casos envolvendo mortes por choque elétrico motivaram a Energisa, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica na Paraíba, a divulgar os cuidados que os consumidores devem ter na manipulação de objetos que necessitam de energia. Veja as dicas abaixo.

Veja: ‘Gato’ de luz em oito locais da PB dá prejuízo de R$ 50 mil

De acordo com o gerente do departamento de Operação da Energisa, Felipe Muzitano, para evitar o choque elétrico é preciso manter distância de cabos rompidos, sejam no chão ou pendurados.

Além disso, é preciso evitar a soltura de pipas onde há rede elétrica, não iniciar uma construção sem antes entrar em contato com a Energisa e apresentar o projeto elétrico da obra para avaliação.

Outras medidas que devem ser tomadas é proteger as tomadas das crianças, estar com as instalações internas dimensionadas para as cargas elétricas utilizadas, não manusear nenhum equipamento com os pés diretamente no chão em locais molhados e não tocar em partes metálicas de objetos quando for ligá-los na tomada.

Ainda segundo Felipe Muzitano, os desvios de energia nas residências e estabelecimentos comerciais, os famosos gatos, trazem riscos.

“Além de ser crime, fazer ‘gato’ pode colocar em risco a vida de quem pratica e de quem está ao redor, pois pode causar um curto-circuito e ocorrer incêndios. É muito importante ter em mente que a rede elétrica, seja ela interna ou externa, oferece o mesmo perigo, portanto, todo cuidado é pouco”, contou Felipe Muzitano.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.