Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Ano poderá ter mais de 11 mil vagas em concursos

O projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) aprovado, nessa quarta-feira (13), no Congresso Nacional, prevê autorizações para criações de vagas e admissões de novos servidores. Agora o projeto vai para a sanção presidencial. São aproximadamente 11 mil oportunidades em mais de 40 órgãos públicos, entre ministérios, institutos, agências reguladoras, estatais, segundo levantamento do Gran Cursos Online.

A expectativa é que surjam oportunidades em órgãos como o Senado Federal, Câmara dos Deputados, Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Tribunal de Contas da União (TCU). Só para o Senado, estão sendo aguardadas 70 vagas. Para o STJ, a estimativa é de que surjam 720 postos.

De acordo com Gabriel Granjeiro, presidente do Gran Cursos Online, mais de 40 órgãos públicos, entre ministérios, institutos, agências reguladoras e estatais, tiveram seus pedidos protocolados, com oportunidades para carreiras de nível médio e superior e vencimentos iniciais que podem ultrapassar a casa dos R$ 20 mil

Depois de sancionar a LOA, as vagas poderão começar a serem preenchidas no decorrer do próximo ano. “Não há um prazo determinado para a resposta, mas nos últimos anos as vagas foram liberadas levando-se em consideração a grande necessidade do órgão e muita negociação de seus representantes. As necessidades são altas, devido ao número de servidores aposentados, entre outras particularidades de cada órgão”, disse.

Concursos previstos para 2018

Este ano o Planejamento já autorizou a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) a preencher 300 vagas, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) a realizar concursos para 300 veterinários efetivos e 300 temporários, e a Advocacia-Geral da União (AGU), extra-oficialmente, a abrir concurso para 100 vagas na área de apoio.

Das vagas previstas no Orçamento, 6.564 são para criação e 4.404 para provimento em vários cargos. Para o Legislativo, 89 chances devem ser destinadas à Câmara dos Deputados, 70 para o Senado Federal e dez para o Tribunal de Contas da União.

No Poder Judiciário, a expectativa é de que sejam 53 vagas para o Supremo Tribunal Federal (STF), 720 para o Superior Tribunal de Justiça, 3.427 para a Justiça Federal, 780 para a Justiça Militar da União, 987 para Justiça do Trabalho, 58 para a Justiça do Distrito Federal e dos Territórios e oito para o Conselho Nacional de Justiça.

O Poder Executivo contará com 3.220 oportunidades distribuídas entre a substituição de terceirizados, militares (Aeronáutica, Exército e Marinha) e Fundo Constitucional do Distrito Federal.

As demais chances no Orçamento de 2018 são para o Ministério Público Federal (7 vagas), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (6), Ministério Público do Trabalho (12) e Defensoria Pública da União.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.