Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

Espetáculo ‘Joanas do Brasil’ entra em cartaz no Theatro Santa Roza

O musical ‘Joanas do Brasil’ entra em cartaz, neste sábado (18) e domingo (19), pelo Grupo de Teatro da Funesc. As apresentações acontecem no Theatro Santa Roza, às 20h. A entrada custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada). A bilheteria abre com uma hora de antecedência.

Da obra original

O espetáculo parte de uma livre adaptação da peça ‘Gota D’Água’, do dramaturgo Paulo Pontes e do compositor Chico Buarque. A peça original, encenada em 1975, foi escrita para atriz Bibi Ferreira.

O musical retrata o sofrimento da mulher que vive nas áreas mais marginalizadas e que se entrega ao amor, dando suas forças para construir o homem que ama, mas que a trocará por outra de família mais abastada.

Joana é uma mulher do povo, a mulher traída, que amava quem a trocou por uma oportunidade de ascensão social. Na montagem do Grupo de Teatro da Funesc, Joana não é apenas uma. Ela se faz representar por várias mulheres, pelas vozes que não calam, mas que gritam, se inquietam e reagem, levando ao ápice do espetáculo: a tragédia, simbolizando a voz que resta, a última gota de esperança derramada.

Sinopse

Jasão, um jovem boêmio, que foi forjado por Joana, que o encontrou nas ruas, sem rumo e que transportou para ele sua ambição e coragem de enfrentar o mundo, vê o seu samba ganhar fama nas rádios, incentivado por sua mulher e tem o seu nome reconhecido. Nesse momento, troca Joana pela filha de um abastado senhor, não por amor, mas por ambição.

Dando corpo ao espetáculo, a música, a dança, a iluminação e o cenário completam os elementos necessários para envolver o espectador, e trazê-lo a vivenciar a dor das Joanas, fruto de um amor não correspondido e da ambição de seu amado, que as levam a soltar a última voz que lhes resta. A montagem é capaz de fazer o espectador refletir sobre as diferenças sociais, além de problemas éticos e morais que se fazem presentes na sociedade, independente do momento histórico em que se esteja.

Elenco

Joanas do Brasil é encenado pelo Grupo de Teatro da Funesc. Com direção de Roberto Cartaxo (in memoriam), a peça traz no elenco Hellen H., Lucas Queiroga, Juliana Moreira, Priscila Azevedo, Luísa Thó, Tâmisa Formiga, Tayane Andrade, Tereza Raquel, Ruth Prazim, Hugo Salvador e Pedro Delgado. A preparação de elenco é compartilhada por Suzy Lopes e Tony Silva.

Na direção musical, trilha sonora e preparação vocal está com Priscilla Cler. Preparação vocal (segunda etapa): Jorge Felix. A coreografia é de Ana Soares; manutenção de coreografia de Adriano Marcos; cenário de Hugo Salvador e Roberto Cartaxo; iluminação de Marcos Barreto; execução de trilha sonora é feita por Suzy Lopes.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.