Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

Espetáculo ‘Nó’, de Deborah Colker, chega a João Pessoa

O balé ‘Nó’, comandado por Deborah Colker, será apresentado nesta quarta-feira (17) no Teatro Paulo Pontes, em João Pessoa, a partir das 20h. Os ingressos variam entre R$ 37,50 e R$ 140 e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, localizado no Espaço Cultural. A classificação é livre.

O balé será apresentando enquanto seu mais recente espetáculo, Cão Sem Plumas (2017), viaja pelo Brasil e pelo mundo. Deborah Colker revisita uma coreografia lançada em 2005, na Alemanha, e que não remontava desde 2012, até sua reestreia o ano passado, em Minas Gerais e São Paulo.

As modificações que Deborah realizou na coreografia são frutos de seu amadurecimento nos últimos 13 anos, diz ela. “O corpo é o lugar do desejo. E o corpo erotiza quando dança. Nó tem essa liberdade, mas só agora, 13 anos depois da estreia, é que me sinto mais segura para tratar disso”.

O primeiro ato começa com uma árvore no centro do palco. São 120 cordas, representando laços afetivos. Os bailarinos as soltam aos poucos, até que se assemelhem a uma floresta. Eles se valem de técnicas como a bondage (uso de cordas para controle da dor e do prazer).

“No primeiro duo, o homem amarra a mulher por escolha dela. Dominação e submissão estão presentes na consciência plena de ambos. Não há liberdade sem dor, não há prazer sem consciência”, afirma Deborah, que tem o irmão, Flavio Colker, na codireção. No segundo ato, a companhia dança dentro e em torno de uma grande caixa transparente criada por Gringo Cardia, diretor de cenografia. Se as cordas apontam para a natureza, a caixa evoca o mundo urbano. “O desejo e os enigmas começam no corpo e saltam para fora da forma que conseguem”, diz Deborah.

Na trilha sonora da primeira parte, além de criações de Berna Ceppas e Kassin, há trechos de Ravel e Alice Coltrane. Na segunda estão preciosidades como “My One and Only Love”, com Chet Baker; “Coisa nº 9”, de Moacir Santos; e “Preciso Aprender a Ser Só”, de Marcos Valle e Paulo Sergio Valle, na voz de Elizeth Cardoso.

Os figurinos são do estilista Alexandre Herchcovitch. A iluminação é de Jorginho de Carvalho e a direção de produção é de João Elias, fundador da companhia.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.