Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

Espetáculo ‘Queryda Neurose’ entra em cartaz no Espaço Cultural

Uma sala de terapia onde todos são atendidos ao mesmo tempo por uma doutora nada ortodoxa. Essa é a premissa do espetáculo ‘Queryda Neurose’, que será apresentado pelo grupo de teatro da Funesc nesta sexta (31), sábado (1º) e domingo (2) na Sala Roberto Cartaxo, localizada no Espaço Cultural da Paraíba, em João Pessoa. As apresentações têm início às 20h e as entradas custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

O texto é uma adaptação de Suzy Lopes com base na obra ‘A Mente Capta’, de Mauro Rasi. Já a direção do espetáculo é assinada por Suzy, Nyka Barros e Tony Silva. Dão vida aos personagens: Juciene Fernnades, Lucas Queiroga, Leandro Nobre Fialho, Raíssa Gama , Elias Matias, Fernanda Maranho Peres, Isabele França, Israela Ramos,  Ivo Correia, Sônia Pontes, Kátia Diniz .

A primeira temporada de ‘Queryda Neurose’ aconteceu em outubro de 2019. Durante os cinco dias de apresentação a plateia lotou a sala que leva o nome do teatrólogo que fundou o grupo. “A escolha do texto se deu por vários motivos e um deles é o fato de que, mesmo sendo uma comédia, possibilita trabalhar a interpretação realista. E também para homenagear o teatrólogo Roberto Cartaxo, que ficou feliz quando soube que seria esse o texto montado pelo módulo 2. É uma pena enorme que ele não vai poder assistir”, lamenta Suzy Lopes, atual coordenadora do curso fundado por Roberto.

Sinopse

‘Queryda Neurose’ é uma provocação à ideia da busca por terapia apenas pelo status. A peça tem como foco um grupo de pessoas à beira de um ataque de nervos que buscam tratamento para seus traumas, esquizofrenias e dupla personalidade em um consultório nada convencional de psiquiatria. Quem colocará em ordem toda esta confusão psíquica é a doutora Rosa Cruz com seus métodos alternativos.

O texto de Mauro Rasi (1983) causou muito sucesso em todo o Brasil. A peça já foi montada algumas vezes pelo curso de teatro da Funesc, sob direção do teatrólogo Roberto Cartaxo (falecido recentemente). Mas essa adaptação foi feita utilizando fatos dos dias atuais e também características próprias do elenco que irá levar a trama à cena.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.