Moeda: Clima: Marés:

Esporte no verão: drible o calor e conheça as melhores práticas

Especialistas do Unipê dão dicas para evitar o cansaço e sair do sedentarismo

O verão chegou e já sentimos na pele o calor que vem com essa estação. A época é uma das que mais vemos na capital paraibana e em outras cidades a busca por exercícios físicos. E isso, geralmente, com o intuito de tentar emagrecer associado a uma dieta. Mas há quem reclame do calor e acabe não fazendo nada. O clima quente, então, é um fator que pode impedir a atividade? E o que seria ideal praticar?

Pedro Henrique Marques de Lucena, profissional de educação física, explica que, sim, o calor tem uma influência negativa para quem quer se exercitar. É que praticar exercícios físicos em ambientes com desconforto térmico provocado pelo calor acaba impondo um uma sobrecarga ainda maior às adaptações fisiológicas que acontecem, em especial, ao longo da execução do movimento de uma atividade.

“Um fator que deve ser priorizado é a hidratação, que deve ser feita antes, durante e após os treinos. Vale lembrar também a importância de realizar avaliação médica periódica, a fim de atestar a saúde do praticante”, conta Pedro, que é professor mestre do curso de Educação Física do Unipê.

Já o profissional da área Clizaldo Luiz Maroja di Pace França traz uma outra dica: em dias mais quentes do verão, pode ser interessante realizar exercícios físicos ao ar livre. Caminhada, corrida, bicicleta, futebol, tênis de praia, entre outros, são exemplos.

“Outra boa opção é a prática de exercícios aquáticos, pois, além de reduzir a sensação de calor das altas temperaturas, garantem os diversos benefícios da prática esportiva. Ainda, há a opção das academias, onde muitas delas são climatizadas, sendo bastante procuradas principalmente no verão em busca do ‘corpo perfeito’”, aponta Clizaldo, que também é professor mestre do mesmo curso.

Driblando o cansaço

Como é bastante comum haver cansaço em meio às atividades diárias, é importante estabelecer algumas estratégias para evitar o sedentarismo. Por exemplo, e essa é uma das principais dicas, criar uma rotina de exercícios físicos com horários pré-determinados, adotando o mínimo de três vezes por semana para praticá-los.

“Outra dica é treinar acompanhado, pois garante uma força motivacional poderosa contra a preguiça e o cansaço do dia a dia, sendo provável que você cumpra mais facilmente as suas metas”, fala Clizaldo. “E sabemos que praticar exercício físico é muito importante para manter a saúde, a disposição e o bom rendimento físico e mental”, completa Pedro.

Esportes no Unipê

No Unipê, o curso de Educação Física disponibiliza uma série de modalidades esportivas gratuitas para toda a comunidade. Entre elas, estão: vôlei de praia; futebol de campo; natação; ginástica artística; jiu-jitsu; musculação; ginástica; hidroginástica e treinamento funcional. Para mais informações, informe-se na coordenação do curso pelo número 2106-9410.

Quer ser um profissional de educação física?

O curso do Unipê prepara os futuros profissionais para serem verdadeiros especialistas do movimento humano, numa formação humanística, com olhar crítico sobre a realidade e como a saúde e qualidade de vida se relacionam com os desafios da sociedade. Saiba mais!

Palavras Chave

EsportesUnipêVerão
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.