Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Estado diz que investiu R$ 290 mi na Saúde em 282 dias de pandemia

Desde o início da pandemia do novo coronavírus até o mês de dezembro, foram investidos mais de R$ 290 milhões na saúde pública na Paraíba. É o que afirmou o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros. O gestor ainda reforçou que a campanha de vacinação deve começar na primeira quinzena de fevereiro.

Leia também: Paraíba registra mais 16 mortes por coronavírus

Geraldo Medeiros pontuou que entre os investimentos está a ampliação de leitos da Rede Estadual. Atualmente, o estado conta com 791 leitos exclusivos para tratamento da Covid-19, contemplados em hospitais referências localizados em municípios situados nas três Macrorregiões de Saúde: João Pessoa, Campina Grande, Piancó, Pombal, Patos e Cajazeiras. No mês de dezembro, foram abertos mais 180 leitos, sendo 99 de enfermaria, 12 de Unidade de decisão e 70 novos leitos de UTI.

Segundo o secretário, a Paraíba tem, atualmente, 2,4 leitos de UTI para cada 10 mil habitantes, atendendo assim a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) com média de um a três leitos. Ele também destacou a edificação do Hospital Solidário, erguido em apenas 17 dias, além da construção do Hospital de Clínicas de Campina Grande e da extensão da Maternidade Frei Damião com a criação da Unidade II.

Vacinação

Geraldo Medeiros também afirmou que a Paraíba está se preparando para receber as vacinas e que a SES já possui um plano para vacinar a população. O secretário reforçou que o Governo Federal acenou a entrega das vacinas para 21 de janeiro de 2021 e que a campanha deve começar na Paraíba na primeira quinzena de fevereiro. “Vamos começar com os profissionais de saúde que estão atuando na linha de frente. Os três primeiros meses serão reservados para os grupos de risco”, completou.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.