Início Geral

Estado lança programa que vai acompanhar saúde das gestantes e dos bebês

As gestantes da Paraíba ganharam, nesta segunda-feira (14), o acompanhamento do programa Alô Mãe – Sala de Monitoramento da Gestante, que vai ser executado pelo governo do Estado. O programa vai acompanhar, por meio de ligações telefônicas, o processo de cuidado no pré-natal das gestantes e das crianças no primeiro ano de vida.

Leia mais Notícias no Portal Correio

O programa foi lançado durante um evento no Espaço Cultural. De acordo com a gerente de Atenção à Saúde da SES, Patrícia Assunção, as gestantes vão receber ligações, antes e depois da realização da consulta do pré-natal, com uma série de perguntas para avaliar a saúde da grávida e do bebê.

Com as informações obtidas a partir das ligações, as gestantes vão poder ser encaminhadas para centros especializados de saúde.

“A gestante receberá uma ligação antes da consulta de pré-natal, para ser informada sobre a importância do acompanhamento médico adequado; e outra após a consulta, para saber se está tudo bem e se os exames necessários foram solicitados. Caso seja detectada alguma irregularidade, o Alô Mãe encaminhará um alerta ao gestor responsável no município em que a gestante se encontra, para que seja buscada rapidamente a solução do problema”, contou Patrícia Assunção.

Um dos alertas com relação à saúde da gestante vai ser dado após suspeita de que ela pode estar contaminada com o Zika vírus.

Já sobre o acompanhamento das crianças, Patrícia Assunção disse que o Alô Mãe vai realizar ligações para acompanhamento das três consultas do primeiro mês de vida, além de repassar orientações sobre a importância da Triagem Neonatal e do aleitamento materno.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.