Início Geral

Estadunidense ministra oficina de recupera??o para dependentes qu?micos em Jo?o Pessoa

O Centro Regional de Referência para Formação de Profissionais (CRR), órgão ligado à Pró-Reitoria de Extensão do IFPB, realiza, no próximo dia 6 de agosto, a primeira oficina de organização de Comunidades de Recuperação (RCO). O evento acontecerá na sede da Funetec, em João Pessoa.

Leia mais Notícias no Portal Correio

A oficina, que terá duração de 8 horas, em dois turnos, será ministrada pelo professor norte-americano Nelson Perez, que é membro da diretoria da “Recovery Connection”, uma comunidade de recuperação do Estado de Minnesota, nos Estados Unidos. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]

Comunidades de Recuperação

A Comunidade de Recuperação é uma metodologia de sustentabilidade em longo prazo, para pessoas em situação de recuperação do uso de álcool e outras drogas. O modelo foi criado nos Estados Unidos, a partir do ano 2000, fundamentado nas experiências de grupos de recuperação que se proliferaram, naquele país, desde o século XIX. São entidades independentes, sem fins lucrativos, constituídas por pessoas em recuperação em longo prazo, seus familiares, amigos e aliados, bem como profissionais que atuam no campo do uso de substâncias psicoativas, como apoiadores. 

Segundo o professor Nelson Perez, a principal missão de uma Comunidade de Recuperação é mobilizar recursos dentro e fora da comunidade de recuperação para aumentar a prevalência e a qualidade da recuperação em longo prazo de dependentes de álcool e outras drogas. 

“A educação pública, advocacy da recuperação, bem como a melhoria dos serviços de apoio à recuperação com base nos pares são as principais estratégias e missão de uma comunidade de recuperação”, explicou o professor.

Nelson Perez é bacharel em Sociologia, pela Universidade da Califórnia, Riverside; e Mestre em Artes e Sociologia, pela California State University, Los Angeles. O professor Nelson também é licenciado em aconselhamento em uso de drogas e em Terapia em Saúde Comportamental, pelo College Faculty in Adiction Couseling e Menneapolis Community & Techical College, dos Estados Unidos.

Um dos principais objetivos da comunidade recovery é defender mudanças políticas em nível local, estadual e federal que promovam a recuperação de usuários de álcool e outras drogas, além de eliminar os obstáculos e preconceitos relacionados a essa recuperação. 

Nelson Perez trabalha desde 2008 com as comunidades de recuperação do Estado de Minnesota, incluindo a população latina daquele Estado. Ele ministra cursos na Minneapolis Community &Tchnical College (MCTC) e Century College, na área de avaliação e entrevista; desenvolvimento de habilidades de aconselhamento e conduta profissional em dependência química, além de integrar diversas entidades americanas que atuam nesta área.

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.