Início Geral

Estudantes da PB apresentam alternativa para crise hídrica em feira internacional de ciência

Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, da cidade de Picuí, no Seridó paraibano, a 226 km de João Pessoa, representam o estado na 31ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo (RS), de 25 a 28 de outubro de 2016. O evento, considerado a maior feira do gênero na América Latina, terá representantes de 21 países e de todos os Estados brasileiros. O trabalho dos alunos Tiago César Farias de Lima e Diego Oliveira da Silva, sob a orientação dos professores Antonio Carlos Buriti da Costa Filho e Almir Souza e Silva Neto, está inserido na área de Ciências da Computação, com a pesquisa “Desumidificador de Ar Utilizando Arduino, Uma Solução Alternativa Para a Crise Hídrica”.

Leia também: Açude de Boqueirão marca 6,3% de ocupação e segue rumo ao colapso total

Com o projeto, eles criaram um desumidificador de ar, que busca obter água por meio da condensação. Desta maneira, o aparelho retiraria a água do ar e esta seria armazenada em um recipiente, que a distribuiria por meio da irrigação em plantações, junto a um sensor que mediria a quantidade de água necessária para cada planta. A ideia do desumidificador surgiu para evitar o desperdício de água.

A Mostratec reúne 420 projetos de jovens cientistas entre 14 e 20 anos de idade, do Brasil (de todos os estados e do Distrito Federal), Argentina, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Índia, Indonésia, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Tunísia, Turquia e Uruguai.

Leia mais Notícias no Portal Correio 

Paralelamente, ocorrem a Mostratec Júnior (para estudantes do ensino fundamental, com 220 projetos), o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec Sesc, o Festival Maker Mostratec de Robótica e a Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas
páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no
Youtube. Você também
pode enviar informações à Redação
do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078.

 

Palavras Chave

Portal Correio

Comentários

Deixe seu comentário

Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2021. Portal Correio. Todos os direitos reservados.