Moeda: Clima: Marés:
Início Serviços

Estudantes têm problemas digestivos e análise da UFPB indica suposta contaminação da água em Areia

Análise constatou que a água oriunda da Cagepa estaria contaminada com coliformes fecais. Companhia disse que distribuição estaria dentro dos padrões exigidos
Água
Centro de Ciências Agrárias da UFPB (Foto: Divulgação/UFPB)

Após relatos de alunos com problemas gastrointestinais, a partir do dia 7 de outubro deste ano, o Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB), localizado na cidade de Areia, no Brejo paraibano, divulgou nota, na última sexta-feira (14), comunicando que, após a realização de análises físico-químicas e microbiológicas de água e análise de alimentos, constatou-se que a água oriunda da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) estaria contaminada com coliformes fecais.

Na nota divulgada, o CCA relata uma reunião realizada na qual foram apresentadas análises de água realizadas pela professora Maria Betânia Hermenegildo, pela Empresa Líder Refeições e pela Prefeitura Municipal de Areia, assim como, as análises de alimentos realizadas pela Empresa Líder. As observações, segundo a instituição de ensino, demonstraram que a água fornecida pela Cagepa estaria apresentando a contaminação citada, assim como o suco e os vegetais que não passam por cozimento no Restaurante Universitário. 

No encontro ficaram definidas algumas medidas, como o envio de ofício, por parte do CCA, ao Ministério Público solicitando providências cabíveis à Cagepa, no intuito de regularizar a qualidade da água que abastece a cidade, assim como a contratação, pela Cagepa, de um profissional químico que realize as análises necessárias.

As demais medidas podem ser conferidas na nota abaixo. Confira o texto na íntegra:

NOTA

O Centro de Ciências Agrárias (CCA) vem a público, através da presente Nota, expor que após diversos relatos de alunos com problemas gastrointestinais, a partir de 07/10/2022, esta Direção agendou reunião na presente data com as Representações dos Centros Acadêmicos, Representante do Centro de Atendimento Médico Odontológico e Psicossocial (CAMOPS) (Cristiane), Nutricionista da Líder Refeições (Nayane), os Representantes da sede da empresa Líder Refeições (Luciene e Bruno), o Fiscal de contrato (Assis), a Professora de Química Analítica do CCA (Maria Betânia Hermenegildo), a Coordenadora da Vigilância Ambiental do Município de Areia (Natália), a Secretária de Saúde do Município de Areia (Carmita) e o Vice-Diretor do CCA (Prof. Ricardo Guerra).

Na supracitada reunião, foram apresentadas análises físico/químicas e microbiológicas de água realizadas pela Profa. Maria Betânia Hermenegildo, pela Empresa Líder Refeições e pela Prefeitura Municipal de Areia, assim como, as análises de alimentos realizadas pela Empresa Líder.

As mesmas demonstraram que a água oriunda da CAGEPA está contaminada com coliformes fecais, assim como o suco e os vegetais que não passam por cocção no Restaurante Universitário. 

Diante do exposto, os encaminhamentos da presente reunião foram:

1- O CCA irá enviar Ofício ao Ministério Público solicitando providências cabíveis à CAGEPA, no intuito de regularizar a qualidade da água que abastece a cidade, assim como a contratação, pela CAGEPA, de um profissional químico que realize as análises necessárias;

2- A Prefeitura Municipal de Areia também irá solicitar providências cabíveis ao Ministério Público no intuito de regularizar a qualidade da água que abastece a cidade;

3- O CCA irá enviar Ofício à Secretaria de Saúde de Areia informando os casos de problemas gastrointestinais em sua Comunidade, assim como os resultados das análises de água realizadas pela Profa. de Química Analítica do CCA e pela Empresa Líder, solicitando as devidas providências;

4- O Restaurante Universitário servirá apenas vegetais cozidos e suco feito com água fervida;

5- Nos dias 18 e 19 de outubro de 2022 uma equipe médica, com medicamentos, da Prefeitura Municipal de Areia estará atendendo a Comunidade do CCA no CAMOPS/CCA;

6- O CCA interditará os bebedouros do Restaurante Universitário e os demais encontrados no Campus.

Reiteramos, mais uma vez, nosso apoio e compromisso com as demandas da Comunidade do CCA e nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos.

A DIRETORIA

Em contato com o Portal Correio, a assessoria de imprensa da Cagepa também encaminhou nota com posicionamento sobre a ocorrência. No texto, a companhia informa que em nenhum momento foi convidada ou acionada pelo CCA-UFPB sobre a reunião ocorrida em que se apresentaram análises da água, mas que, assim que tomou conhecimento, enviou uma equipe técnica para coletar e analisar, em diversos pontos da cidade, a água distribuída em Areia.

Segundo a Cagepa, após a realização das análises, ficou constatado que a água distribuída estaria dentro dos padrões exigidos, inexistindo a presença de coliformes fecais nas amostras coletadas.

Confira a nota da Cagepa na íntegra:

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) vem a público esclarecer a nota divulgada na última sexta-feira, dia 14 de outubro, pelo CCA-UFPB Campus II, que questiona a qualidade da água distribuída pela Companhia à população da cidade de Areia:

1 – A Cagepa informa que, em nenhum momento, foi convidada ou acionada pelo CCA-UFPB sobre a reunião ocorrida em que se apresentou análises físico/químicas e microbiológicas da água fora dos padrões, distribuída dentro do Campus II, na cidade de Areia; 

2 – Assim que tomou conhecimento dessa nota, a Companhia enviou uma equipe técnica para coletar e analisar, em diversos pontos da cidade, a água distribuída na cidade de Areia. Inclusive, foram coletadas amostras no ponto de entrada da ligação e na cisterna interna do Campus II;

3- Após a realização das análises, ficou constatado que a água distribuída está dentro dos padrões exigidos pela Portaria de Consolidação nº 5/17, anexo XX, alterado pela portaria 888/21 do Ministério da Saúde, que assegura a qualidade biológica da água para os usuários, comprovando a inexistência da presença de coliformes fecais nas amostras coletadas;

4- A Cagepa informa que monitora a  qualidade da água na cidade de Areia, bem como realiza análises diárias da água distribuída e desinfecção dos reservatórios responsáveis pelo abastecimento, atendendo assim todas as Normas Técnicas vigentes, comprovadas em documentos anexos;

5 – A nota divulgada pela CCA-UFPB Campus II não informa quais foram os pontos de coleta das amostras de água para a realização das análises. Vale salientar que a Cagepa é responsável pela qualidade da água distribuída, dentro dos padrões preconizados pelas normas vigentes do Ministério da Saúde-MS, até o ponto de entrega da água aos usuários, em conformidade com o Artigo 212 da Resolução de Diretoria da Agência de Regulação do Estado da Paraíba-ARPB, Nº 002/2010, a seguir descrito:

“ Art. 212. A preservação e a manutenção da qualidade da água após o hidrômetro ou do local previsto para o mesmo, são de responsabilidade do usuário”.

6 – Complementando o item anterior, abaixo transcrevemos o disposto no Artigo 189 e seu parágrafo primeiro da referida Resolução da ARPB:

“Art.189. É de responsabilidade do usuário a adequação técnica e a segurança das instalações internas da unidade usuária, situadas além do ponto de entrega e/ou coleta”.

“§ 1º Os concessionários ou os serviços autônomos de água e esgoto municipais não serão responsáveis, ainda que tenham precedido vistoria, por danos causados a pessoas ou bens decorrentes de defeitos nas instalações internas do usuário, ou de sua má utilização”. 

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba fica à disposição para maiores esclarecimentos e reafirma a missão de atender as necessidades de Saneamento Ambiental da população, contribuindo para a melhoria de vida e da saúde pública dos paraibanos.

Palavras Chave

SaúdeServiços
publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.