Um estudo encomendado à Deloitte, empresa de auditoria e consultoria empresarial, sobre o impacto da atividade de publicidade na economia do País, está sendo divulgado pela Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap). Segundo os cálculos da pesquisa, cada R$ 1 investido em publicidade gera, em média, um retorno de R$ 10,69. O levantamento diz ainda que a cada variação de 1% no investimento publicitário desencadeia variação de 0,07% no Produto Interno Bruto (PIB) per capita.
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O estudo usou um modelo já aplicado pela Deloitte no Reino Unido em levantamento semelhante realizado para a Advertising Association. No Brasil, a base para o cálculo foram os R$ 33,5 bilhões aferidos pelo Projeto Inter-Meios em 2014, último ano do estudo que acompanhava a evolução do mercado brasileiro. Com isso, o impacto calculado no conjunto da economia brasileira seria de R$ 358 bilhões.
A publicação da Abap que apresenta o estudo está sendo distribuída ao mercado e ressalta que “a publicidade movimenta o mercado, suporta a independência e a pluralidade dos meios de comunicação e assegura o direito de escolha dos consumidores”. Defende ainda que a atividade “promove e incentiva a diferenciação pela inovação”, “incentiva a competição pela qualidade e preço” e “gera muitos empregos”. Seriam 650 mil pessoas empregadas nas empresas direta ou indiretamente dependentes da publicidade, desde agências até empresas de mídia e pesquisas.
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