Etapa final do Circuito Brasileiro de Handebol de Areia começa nesta sexta, em JP

27
COMPARTILHE

A etapa final do XI Circuito Brasileiro de Handebol de Areia começará nesta sexta-
feira (17). O evento acontecerá no Centro Universitário de João Pessoa – Unipê, na Paraíba, e reunirá 20 equipes de quatro estados do Brasil. Vão vir para a capital paraibana atletas nacionais e internacionais, além de campeões mundiais, de times do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, de São Paulo e da Paraíba. O torneio envolve atletas dos naipes feminino e masculino, na categoria adulto, e vai ocorrer entre os dias 17 e 19 de março, com Congresso Técnico para o dia 16. O evento terá entrada gratuita para a população.

Leia mais notícias de Esporte no Portal Correio

Só do Nordeste, são 12 times na competição nacional. A Paraíba, que tem despontado no cenário nacional dentro da modalidade, vai competir com cinco equipes no torneio, sendo três times no feminino e dois no masculino. Entre eles, estão o Grêmio Unipê 7/Handbeach e o Grêmio Unipê, no feminino e masculino, respectivamente. O Rio Grande do Norte (RN) e o Rio de Janeiro (RJ) são os estados com mais equipes nas disputas, sendo sete para cada um. O RN e o RJ têm para o circuito, cada um, três times no feminino e quatro no masculino. Já o estado de São Paulo vai levar uma equipe no feminino.

No Grêmio Unipê 7/Handbeach estão atletas da seleção brasileira da modalidade, como Juliana Xavier, Simone Donata e Luana Moura, que é campeã do mundo. A lateral esquerdo e atleta da seleção brasileira da modalidade Nathalie Sena conta que o treinamento do time tem se intensificado, sobretudo agora, com a proximidade da competição. São treinos em academia e prática em campo com o objetivo de chegar às finais e levar o título para a Paraíba.

“Todo ano é bem difícil, mas esse ano está bem mais, com atletas de altíssimo nível. E todo mundo está bem ansioso para ver a estrutura do Unipê. O campeonato sempre acontece em Niterói (RJ), mas essa estrutura é a melhor de todo o circuito brasileiro”, diz Nathalie, que foi considerada melhor do mundo no World Games da Colômbia (2013) e da Hungria (2016).

Para Gulliver Esteves, lateral direito do Grêmio Unipê e atleta da seleção brasileira, não dá para saber quem vai ser o primeiro e último colocados do campeonato, mas os treinos do time paraibano estão fortes. “Queremos chegar bem preparados, então estamos com treinos muito intensos e fortes, de segunda a sexta e, às vezes, nos sábados também”, comenta Gulliver, que tem cinco títulos de campeão mundial.

Estão no time os atletas Gil Pires, Bruno Carlos, João Paulo e Cristiano. Os times têm como técnico o professor Vinícius Carlos e como auxiliar técnico o professor João Marcônio, do curso de Educação Física do Unipê. O Circuito iniciou em agosto de 2016 e teve quatro etapas até agora.

Leia mais notícias em portalcorreio.com.br, siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e veja nossos vídeos no Youtube. Você também pode enviar informações à Redação do Portal Correio pelo WhatsApp (83) 9 9130-5078. 

 

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas