Moeda: Clima: Marés:
Início Entretenimento

‘Eu, Tonya’ é o destaque da semana; confira estreias

A patinadora artística Tonya Harding já era conhecida por ter sido a primeira mulher norte-americana e a primeira mulher em competições internacionais a executar com perfeição o axel triplo, um complexo salto até então só realizado por homens. No entanto, o que realmente colocou seu nome em evidência em todos os noticiários nacionais e internacionais foi um caso de polícia, centro das atenções no filme Eu, Tonya, que estreia nesta quinta-feira, e deve dar o Oscar de atriz coadjuvante a Allison Janney no domingo.

Em 1994, Tonya viu sua carreira ir ladeira abaixo por conta de suas conexões com o ataque sofrido por sua principal adversária, Nancy Kerrigan. Um golpe de bastão quebrou o joelho de Nancy poucos dias antes de uma importante competição que garantiria vaga para os Jogos Olímpicos de Inverno. A suspeita é que Tonya e seu marido, Jeff Gillooly, tenham sido os mentores do crime.

O que poderia ser um filme dramático, pesado e com clima de investigação criminal se transforma em uma comédia politicamente incorreta. É até estranho usar o termo “comédia” aqui, mas é exatamente isso. Altas doses de sarcasmo e acidez transbordam dos diálogos de Tonya (Margot Robbie, indicada ao Oscar e também uma das produtoras executivas) e da direção do australiano Craig Gillespie.

“Pequena Grande Vida”

Dirigido por Alexander Payne (de Sideways e Nebraska) e estrelada por Matt Damon, é uma ficção científica com toques de consciência ambiental: se os recursos estão cada vez mais escassos, a solução é encolher as pessoas, que passam a viver em microcidades.

“Operação Red Sparrow”

Uma espiã “femme fatale” russa funcionando como agente dupla. Não é uma premissa exatamente inovadora a do filme estrelado por Jennifer Lawrence. Mas a pegada é forte e ela é mais uma vez dirigida por Francis Lawrence, dos três últimos Jogos Vorazes.

“Motorrad”

O suspense brasileiro conta a história de Hugo e seu desejo de integrar uma equipe de motocross. O grupo acaba sendo perseguido por motoqueiros sádicos e sobrenaturais. De Vicente Amorim, diretor de O Caminho das Nuvens.

“A Maldição da Casa Winchester”

Sarah (Helen Mirren) é herdeira da empresa das famosas armas Winchester e acredita estar sendo assombrada pelas almas das pessoas mortas pelo rifle. Um psiquiatra encarregado de avaliá-la, no entanto, começa a achar que aquilo pode ser real.

“Duda e os Gnomos”

Liam e sua mãe estão de mudança para a casa da Tia Sylvia, que é rodeada por estranhos gnomos. Com o tempo Liam percebe que coisas esquisitas e uma amizade inesperada entre o garoto e os pequenos habitantes do lugar.

*Texto de André Luiz Maia, do Jornal Correio da Paraíba.

publicidade
© Copyright 2024. Portal Correio. Todos os direitos reservados.