Moeda: Clima: Marés:
Início Notícias

Evento em João Pessoa marca dia de Combate à Intolerância Religiosa

O dia 21 de janeiro é marcado como o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. E a cidade de João Pessoa terá o “Trocando saberes e sabores – Respeito e Amizade”. O evento acontece a partir das 18h na Ladeira de São Francisco – Parque Casa da Pólvora. Confira a programação oficial do evento aqui.

O presidente do Fórum da Diversidade Religiosa da Paraíba, Saulo Gimenez, explicou um pouco sobre o porquê da comemoração ser nesta data específica.

“O dia 21 de janeiro foi estabelecido há alguns porque, neste dia, a ialaorixá Gildazia dos Santos acabou dando entrada num pronto socorro e tendo um infarto fulminante, por causa da intolerância. A igreja universal do Reino de Deus tinha um jornal e usaram na imagem de capa a foto dela com uma venda preta no rosto e acusando de coisas horrendas. Entregaram este jornal para ela e ela passou muito mal e acabou morrendo. Os filhos entraram na justiça, houve a retratação da Universal, acabaram pagando uma multa pela trágica historia e para o governo da época isto foi muito pouco. E usou esta morte como símbolo na luta”, explicou.

Ele falou ainda de outras datas que lembram o combate à intolerância religiosa.

“A gente tem um dia estadual também que é em maio e tem a terceira semana de agosto como a semana municipal de combate a intolerância religiosa, nestas datas a gente trabalha esta temática”, disse.

Importância da data

Por fim, Saulo comentou sobre a importância da data. Para ele, o diálogo põe a questão em evidência, auxiliando para pôr em práticas políticas públicas.

“A importância é que alem de ser um símbolo, é o sexto ano que a gente faz a caminhada. Para a gente é o começo de um marco. Através desta implementação, podemos construir políticas publicas. Essa data quando foi comemorada, plantou uma semente do qual já colhemos frutos”, finalizou.

Comentários

Deixe seu comentário
Seu endereço de email não será revelado.

publicidade
© Copyright 2022. Portal Correio. Todos os direitos reservados.