Evento gastron?mico re?ne chefs de todo o pa?s em Jo?o Pessoa

17
COMPARTILHE

Cerca de 55 chefs paraibanos e de diversos estados do país estarão reunidos em João Pessoa, entre os dias 17 e 19 de novembro, durante a 4ª edição do Inova Gastronomia Paraibana, considerado o maior evento do setor no estado. Durante três dias, empresários, gestores de restaurantes, bares e hotéis, chefs e estudantes da área de nutrição e gastronomia irão discutir inovação, gestão e sustentabilidade como forma de fomentar o mercado gastronômico local.

Leia mais Notícias no Portal Correio

Esta edição tem como tema “Sabores e aromas da cozinha paraibana” e vai debater sobre o sincretismo sociocultural das três raças que deram origem ao povo brasileiro e que colaboraram e influenciaram a gastronomia do nosso país. Na Paraíba, esta miscigenação contou ainda com elementos da cultura árabe, trazida tanto pelos imigrantes quanto pelos colonizadores portugueses, e pode ser conferida em pratos da cultura local como o alfenim, cartola, mungunzá doce e tantos outros.

A programação do Inova Gastronomia conta com Espaço de Negócios, Fórum Paraibano de Gastronomia, Feirinha cultural e Gastronômica, aulas show e oficinas. As inscrições custam R$160 (profissionais) e R$ 80 (estudante) e incluem a participação em todas as atividades da programação.

De acordo com o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar, o evento tem o propósito de trazer à discussão as raízes da gastronomia paraibana e debater a sua inserção nas tendências contemporâneas do setor, no Brasil e no mundo. “Este debate se dará a partir de palestras ministradas por especialistas na área, proporcionando aos participantes a ampliação de seus conhecimentos, além da geração de expertise gastronômica, com a valorização dos ingredientes locais, reforçando a criação da identidade gastronômica da Paraíba”, destacou.

Ao longo do evento, serão realizadas palestras, oficinas e aulas show, além de troca de ideias e informações entre os profissionais, gerando conhecimentos para o desenvolvimento do setor e contribuindo para que a Paraíba se destaque como destino turístico de qualidade gastronômica. O debate e aprendizado gastronômico serão ampliados com a participação de grandes chefs de cozinha da Paraíba, que irão interagir com profissionais de renome de diversas regiões do país, como chefs e pesquisadores da área.

Entre os nomes de destaque nesta 4ª edição do evento, estão a chef Bel Coelho (SP), Bárbara Verzola (ES), Lia Quinderé (CE), Ariane Malouf (MT), Lucas Corazza (SP), Manu Buffara (PR), Jefferson Rueda (SP), Thomas Troisgros (RJ), Duca Lapenda, André Sabor e Joca Ponte (PE) e Bruno Guimarães (MG).

Em respeito à Legislação Eleitoral, o Portal Correio não publicará os comentários dos leitores. O espaço para a interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições de 2018 se encerrem.

Notícias mais lidas